Bacabal sedia 7º Encontro dos Artesãos do Maranhão

MARANHÃO, 03 de junho de 2026 — Nos dias 30 e 31 de maio, Bacabal sediou o 7º Encontro dos Artesãos do Maranhão. O município recebeu mais de 360 artesãos de mais de 40 cidades maranhenses, reunidos na Praça Santa Teresinha para exposição e comercialização de produtos artesanais. O evento contou com apoio da Prefeitura de Bacabal. Durante os dois dias de programação, artesãos e artistas de diversas regiões do estado apresentaram peças de crochê, bolsas de fibra de buriti, biojoias, artesanato indígena e roupas com referências à cultura maranhense. A Prefeitura de Bacabal ofereceu apoio logístico ao evento, incluindo hospedagem, alimentação e estrutura para os participantes vindos de outros municípios. Vandra de Sousa, artesã grajauense da etnia Guajajara, compartilhou a experiência de participar do encontro pela primeira vez, apresentando adornos indígenas aos visitantes. “Foi o maracá e o mocó que me permitiram criar meus cinco filhos e meu neto. É daqui que tiro o sustento da minha família. Está sendo muito bom participar deste evento”, afirmou. A programação cultural contou com apresentações da Dança do Lili, de Caxias; da cantora Mara do Arrocha, de Santa Rita; da Junina Os Garapas; e do cantor Frahm Almeida, de Bacabal. A praça de alimentação também integrou a programação do evento. Maria dos Anjos, presidente da Associação Comunitária dos Artesãos Codoenses, explicou que os mais de 30 associados utilizam materiais descartados da extração do coco babaçu como matéria-prima para suas produções. “Aqui vendemos muitas lembrancinhas. Fomos muito bem recebidos pela organização, e o público tem elogiado bastante o nosso trabalho. Fazemos tudo com amor, valorizando nossa riqueza natural”, destacou. Representando a coordenação do encontro e a FEDACMA (Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Maranhão), Antônio Abreu agradeceu o apoio recebido para a realização do evento. “Roberto Costa realmente fez a diferença, tornando a sétima edição do nosso encontro algo grandioso. Recebemos todo o apoio da Prefeitura e só temos mesmo que agradecer pelo sucesso do evento”, disse. O prefeito Roberto Costa visitou os estandes e acompanhou as atividades do encontro. Ao comentar a realização do evento, destacou os impactos para os artesãos e para a economia local. “A gente sabe que os artesãos são geradores de renda para suas famílias, reforçam a economia do município. E esses eventos estaduais, a gente sempre vai procurar apoiar porque, como eu disse, movimenta a cidade, é um momento de lazer para a população também vir conhecer, vir se divertir com a família, e também gerar aquilo que é mais importante para os pais de família, para as mães de família, que é uma renda para que eles possam ter a tranquilidade de manter as suas famílias dentro das suas responsabilidades”, afirmou Roberto Costa. Ao final do encontro, foi anunciada a realização das próximas edições nas cidades de Imperatriz, Pedreiras e Rosário.
Governo diz não ter registros de reunião de Vorcaro com Lula

BRASÍLIA, 11 de março de 2026 – A Presidência da República informou que não possui registros formais das reuniões realizadas pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no Palácio do Planalto enquanto ele atuava como consultor do Banco Master, instituição controlada pelo empresário Daniel Vorcaro. A posição foi prestada em resposta a um pedido apresentado por jornalistas com base na Lei de Acesso à Informação no fim de janeiro deste ano. A ausência de registros inclui a reunião realizada em 4 de dezembro de 2024, quando Vorcaro esteve com o presidente Lula. Segundo a resposta oficial enviada pela Presidência, não foram produzidos documentos sobre os encontros realizados. “Destacamos que não foram produzidas atas, registros, filmagens, gravações ou outros documentos da espécie das referidas reuniões”, informou o governo. Reportagens anteriores revelaram que Guido Mantega foi contratado como consultor do Banco Master com remuneração mensal de R$ 1 milhão. A contratação teria ocorrido a pedido do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
Rodoviários e empresários discutem acordo coletivo para 2025

SÃO LUÍS, 13 de janeiro de 2025 – Os rodoviários do Maranhão e o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) discutiram nesta segunda (13) a Convenção Coletiva de Trabalho de 2025, mas não chegaram a um consenso. Marcelo Brito, presidente do Sindicato dos Rodoviários, acompanhado por lideranças da entidade, participou da reunião com empresários e representantes de órgãos como a MOB. O encontro, convocado pelo SET, tinha como objetivo a apresentação de uma contraproposta em resposta às reivindicações enviadas pelos rodoviários em novembro de 2024.
Cúpula do G20 reúne líderes mundiais no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO, 18 de novembro de 2024 – A Cúpula de Líderes do G20 inicia nesta segunda (18) no Rio de Janeiro, marcando a transição da presidência do grupo do Brasil para a África do Sul. O encontro reúne chefes de Estado e de Governo de 19 países, além da União Europeia e União Africana. As discussões abordarão temas como combate à fome, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global. A única ausência será do presidente da Rússia, Vladimir Putin, representado pelo ministro Sergei Lavrov. A presidência brasileira priorizou três eixos: combate à pobreza e desigualdade, desenvolvimento sustentável e transição energética, e reforma da governança global.
Lula se reuniu com ministros do STF durante atentado

BRASÍLIA, 15 de novembro de 2024 – Na quarta (13), enquanto um atentado ocorria no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Lula (PT) estava em reunião com ministros da corte na residência oficial do Alvorada. O encontro de Lula, fora da agenda oficial, contou com a presença de Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes. A reunião veio à tona devido à curiosidade sobre o paradeiro das autoridades durante o ataque. A legislação exige que as agendas dessas autoridades sejam públicas. Entre os presentes, apenas Cristiano Zanin divulgou sua agenda oficial para o dia, mas não mencionou o encontro no Alvorada. Isso gerou críticas sobre a falta de transparência da reunião e levantou suspeitas sobre os temas discutidos.
Governo Lula não divulga pautas de 89% das reuniões oficiais

BRASÍLIA, 04 de outubro de 2024 – Um levantamento conduzido pelo jornal Folha de S.Paulo revelou que o governo do presidente Lula não divulgou as pautas de 89% das reuniões realizadas até o momento de seu mandato. Desde janeiro de 2023, foram registrados 337 mil compromissos na agenda oficial do governo federal, mas a maioria carece de informações detalhadas sobre os temas discutidos e os participantes. O levantamento foi feito com base na ferramenta Agenda Transparente, desenvolvida pela organização não governamental Fiquem Sabendo, que monitora as agendas de 10 mil autoridades do Executivo federal. O estudo também revelou que mais da metade dos ministros do governo Lula registrou menos de três compromissos por dia útil, levantando questões sobre a transparência e o ritmo de trabalho dos gestores. A Folha de S.Paulo apontou duas hipóteses para essa situação: ou os ministros estão registrando um número reduzido de compromissos ou há falta de transparência no registro de encontros e participantes.