Brandão rebate Camarão e reafirma apoio a Lula no Maranhão

MARANHÃO, 14 de julho de 2025 – O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), respondeu nesta segunda (14) às críticas do vice-governador Felipe Camarão (PT) e reafirmou seu compromisso político com o presidente Lula (PT). A declaração foi divulgada nas redes sociais. O posicionamento de Brandão ocorreu após Camarão sugerir, publicamente, que o Palácio dos Leões poderia prejudicar o próprio presidente caso não o apoie como candidato ao governo estadual em 2026. O vice atribuiu a Brandão a responsabilidade por divisões internas. Em sua manifestação, o governador disse que sempre atuou pela unidade. Ele ressaltou que tem como meta reunir os 217 prefeitos do Maranhão, sem distinções partidárias, como prova de sua postura conciliadora.
Felipe Camarão ataca Brandão em entrevista à Folha de SP

MARANHÃO, 14 de julho de 2025 – O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada neste domingo (13), que o governador Carlos Brandão (MDB) está dividindo o grupo político que sustenta o presidente Lula no estado. De acordo com Camarão, um acordo feito em 2022 previa que Brandão deixaria o governo para disputar o Senado em 2026, apoiando o vice na sucessão ao Palácio dos Leões. No entanto, o petista critica a movimentação em torno da pré-candidatura do secretário Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas). Camarão declarou que a divisão no grupo pode prejudicar a votação de Lula no Maranhão. “Se o nosso time se divide aqui, como o Brandão está rachando o nosso time, o maior prejudicado vai ser o Lula”, disse.
Aliado de Brandão é reeleito presidente do PT no Maranhão

MARANHÃO, 10 de julho de 2025 – Francimar Melo foi reeleito presidente do PT no Maranhão na noite desta quarta (9), após conclusão da apuração do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025. Representante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), Melo contou com apoio de figuras como a deputada Cricielle Muniz e o ex-vice-governador Washington Oliveira. A secretária nacional de Organização do PT, Anne Moura, supervisionou pessoalmente a contagem final, marcada por atrasos em cerca de 100 municípios. A vitória foi articulada pelo deputado federal Rubens Júnior e pelo próprio Francimar Melo, que mobilizaram militância e consolidaram alianças estaduais. No entanto, o resultado é contestado pelo grupo ligado ao vice-governador Felipe Camarão (PT).
Brandão exonera irmão de Márcio Jerry e aliados do PCdoB

MARANHÃO, 07 de julho de 2025 – O governador Carlos Brandão (PSB) iniciou na sexta (4) a exoneração de integrantes do PCdoB em cargos do Executivo estadual. Entre os nomes dispensados está Samuel Barroso, irmão do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), que atuava como assessor na Secretaria de Agricultura Familiar. As mudanças ocorrem em meio a críticas de governistas à postura da oposição, que mantém cargos na gestão estadual, mas adota tom combativo contra Brandão. O Diário Oficial passou a registrar as primeiras exonerações de figuras ligadas ao campo político do ex-governador Flávio Dino. Além de Samuel Barroso, o governo exonerou Laurindo Teixeira, que atuava na Secretaria de Educação; o delegado Ronaldo Chaves, próximo a Márcio Jerry, retirado da Secretaria das Cidades; e Marcelo Nunes Santana, ligado ao deputado Júlio Mendonça, afastado da articulação política em Viana.
Republicanos reforça base de Brandão com 24 prefeitos

MARANHÃO, 05 de julho de 2025 – O governador Carlos Brandão (PSB) recebeu, nesta sexta (4), o deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, e mais 24 prefeitos. Durante o encontro, eles oficializaram o apoio político do partido ao governador, passando a integrar oficialmente a base governista. A reunião também contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Gil Cutrim. O gesto de apoio reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido no estado. O governador Carlos Brandão destacou seu contentamento com a aliança. “Estou muito feliz com a decisão do deputado Aluísio, uma vez que a gente sempre teve uma boa relação. Agora, vamos estreitar ainda mais essa parceria, e quem ganha com isso é o municipalismo, são os municípios”, disse. O deputado Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, afirmou a importância da parceria para o estado. “Temos muita certeza de que o projeto do governador Carlos Brandão é vitorioso e vai continuar trazendo ao Maranhão muitos avanços. Por isso, trazemos 24 prefeitos parceiros, que estão agora ombreados com este grande projeto político que tem transformado o estado”, declarou. Para a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, o apoio do partido confirma o bom trabalho feito pelo governo. “Esse momento de adesão do Republicanos ao grupo governista representa o respeito pelo trabalho que tem sido executado pelo governador. É sinal de aprovação do que está sendo realizado e de que o estado está no rumo certo, e que assim deve continuar”, disse.
PCdoB ataca Carlos Brandão
Adelmo cobra coerência do PCdoB e sugere saída do governo

MARANHÃO, 02 de julho de 2025 – O deputado estadual Adelmo Soares (PSB) sugeriu, nesta terça (1º), que o PCdoB entregue os cargos que ocupa no governo estadual. A declaração ocorreu durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão. Para ele, a permanência do partido em espaços da gestão estadual contrasta com a postura crítica adotada por seus parlamentares. Adelmo argumentou que, por coerência, os membros do PCdoB deveriam deixar o governo. Ele afirmou que o grupo político deveria se reunir e formalizar a entrega dos cargos. O parlamentar defendeu que a saída dos comunistas da gestão estadual poria fim a um suposto comportamento dúbio adotado pelo partido. O deputado elogiou o governador Carlos Brandão (PSB), classificando-o como democrático e tolerante diante das críticas que tem recebido. Segundo ele, mesmo sendo alvo constante de ataques da oposição, o chefe do Executivo ainda mantém integrantes do PCdoB em sua equipe.
Brandão retorna ao Maranhão após missão oficial na Europa

MARANHÃO, 27 de junho de 2025 – O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reassume nesta sexta (27) o comando do Palácio dos Leões. Ele retorna após cerca de dez dias de missão oficial na Europa, onde participou de agendas institucionais na Itália e Inglaterra. A viagem resultou em novos acordos ambientais e reforçou a base política do governo no estado. Durante a viagem, Brandão assegurou uma parceria que garantirá mais de US$ 100 milhões em investimentos para ações de recuperação de florestas, combate a queimadas e regularização fundiária no Maranhão. Segundo o governador, as tratativas com empresas internacionais renderam frutos importantes para a agenda ambiental local.