Deputado vota contra veto de Brandão a promoção de policiais

Governo Policiais

SÃO LUÍS, 12 de março de 2025 – O deputado estadual Fernando Braide (Solidariedade) votou, nesta terça (11), contra o veto do governador Carlos Brandão ao Projeto de Lei de Conversão nº 002/2024, que institui promoções semestrais para policiais militares do Maranhão. A proposta altera o Estatuto da corporação e estabelece critérios de antiguidade e merecimento para progressão na carreira. Braide ressaltou a relevância da medida, considerada uma demanda nacional da categoria, e destacou que o atual modelo permite decisões discricionárias, sujeitas a influência política. Ele defendeu a previsibilidade das promoções como um mecanismo para fortalecer a segurança pública e garantir mais justiça aos militares. “O Governo vem desobedecendo uma lei federal, a Lei n.º 14751/2023, que é a Lei Orgânica Nacional dos Policiais Militares, onde justamente tem esse item que é uma demanda antiga dos policiais militares em todo o país. Fica a critério do Governo do Estado se ele faz a promoção usando só o critério de antiguidade ou só o critério de merecimento, fica muito discricionário e acaba sofrendo muita influência política.”

A litorânea é dos grã-finos?

litorânea avenida

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por José Linhares Jr | Política MA (@joselinharesjr) Tida como via fundamental para a mobilidade urbana capital maranhense, aos poucos a Avenida Litorânea vai se transformando em playground de grã-fino. Além da Prefeitura de São Luís, agora o governo do estado começa a interditar trechos da Avenida Litorânea em São Luís. Tudo para agradar uma elite sebosa e mimada que mente sobre oferta de locais para a prática esportiva para poder privatizar o espaço público. Não tarda e ônibus serão proibidos de transitar na avenida para que os grã-finos possam ter mais espaço. E quem usa a Avenida para se deslocar e trabalhar que se dane. Brandão e Braide estão mais preocupados em agradar seus iguais do que com o povo.

Braide cobra redução do ICMS sobre cesta básica no MA

Braide Imposto

SÃO LUÍS, 7 de março de 2025 – O deputado estadual Fernando Braide anunciou na quinta (6) que pressionará o governo Carlos Brandão para reduzir o ICMS sobre produtos da cesta básica e outros itens. A medida segue a orientação do Governo Federal, que busca desonerar alimentos para o consumidor. A declaração ocorreu após a União decidir zerar a tarifa de importação sobre carne, café, açúcar, milho e azeite. Segundo Braide, a isenção deve ser acompanhada por uma redução estadual do imposto para que o benefício chegue ao consumidor final.

Justiça determina acessibilidade a governo e prefeitura

Prefeitura condenados

SÃO LUÍS, 06 de março de 2025 – O Governo do Maranhão, a Prefeitura de São Luís e a empresa Viper Transporte e Turismo foram condenados pela Justiça a garantir acessibilidade nos ônibus das linhas “Tropical Santos Dumont” e “Socorrão 2”. A decisão determina a instalação ou manutenção dos elevadores desses veículos em um prazo de 15 dias, contados a partir da sentença proferida em 28 de fevereiro. Além da obrigação de realizar as adequações, cada réu deverá pagar R$ 20 mil por danos morais coletivos ao Fundo Estadual de Direitos Difusos e 10% do valor da causa ao Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública do Maranhão (FADEP). A decisão foi proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em resposta a uma ação movida pela Defensoria Pública Estadual. O caso teve início após a denúncia de um pai de uma criança com deficiência, que relatou dificuldades no embarque nos ônibus devido à falta ou ao mau funcionamento dos elevadores de acessibilidade.

Carlos Brandão não aparece entre governadores mais engajados

Governadores estudo

BRASIL, 05 de março de 2025 – O levantamento realizado pela Bites, a pedido do Poder360, revelou que Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, lidera a lista dos governadores com maior engajamento nas redes sociais, com uma média de 33.829 interações. O estudo analisou os perfis dos governadores no Facebook, Instagram e X durante 2024. Romeu Zema, governador de Minas Gerais, ocupa a segunda posição com 10.462 interações. Já Ronaldo Caiado, de Goiás, vem logo em seguida com 10.078 interações.

Governo Brandão revoga aumento das tarifas de transporte

transporte intermunicipal

MARANHÃO, 26 de fevereiro de 2025 – O governo do Maranhão revogou a portaria que reajustava as tarifas do transporte intermunicipal em 40,46%. A decisão foi anunciada pelo deputado estadual Neto Evangelista (União), líder do governo na Assembleia Legislativa, após o governador Carlos Brandão (PSB) determinar a anulação imediata do aumento. A portaria, publicada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), havia sido emitida em 19 de fevereiro de 2025. O reajuste, que afetaria linhas regulares, executivas e de leito, foi justificado pela MOB como necessário para manter o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte. No entanto, a medida gerou insatisfação entre os usuários, levando o governo a revogá-la.

Governo do Maranhão libera vouchers para transporte por app

governo Brandão

MARANHÃO, 19 de fevereiro de 2025 – O Governo do Maranhão anunciou a liberação de vouchers diários de R$ 100 para transporte por aplicativo, atendendo pacientes da rede estadual de saúde que não podem interromper seus tratamentos. A medida do governo, coordenada pela Maranhão Parcerias e Investimentos, beneficia pessoas submetidas a procedimentos como quimioterapia e hemodiálise, garantindo o deslocamento para hospitais e clínicas especializadas. Para acessar o benefício, os interessados devem entrar em contato com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, responsável pela liberação dos créditos.

Brandão revê decisão e recoloca assessor de seu vice

brandão vice

MARANHÃO, 19 de fevereiro de 2025 – O governador Carlos Brandão (PSB) reverteu nesta terça (18) uma decisão tomada no dia anterior e recolocou o procurador do Estado Rodrigo Maia à disposição da vice-governadoria. A medida ocorre menos de 24 horas após Maia ter sido retirado do posto e devolvido à Procuradoria Geral do Estado. Na semana passada, Rodrigo Maia foi designado para atuar junto ao vice-governador Felipe Camarão (PT). No entanto, na segunda (17), Brandão revogou a decisão e determinou o retorno do procurador ao órgão de origem. No dia seguinte, o governador voltou atrás novamente e recolocou Maia no mesmo posto da vice-governadoria.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.