RIO DE JANEIRO, 26 de setembro de 2024 –O Sampaio Corrêa segue tentando escapar do rebaixamento à Série D de 2025, agora por meio de ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube maranhense denunciou o Caxias-RS por suposta escalação irregular do jogador Yuri Ferraz durante a Série C do Campeonato Brasileiro.
A medida será julgada nesta quinta (26), às 10h, pelo Plenário do STJD. O objetivo é impedir a homologação da competição pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até que o caso seja resolvido.
O Sampaio Corrêa argumenta que o lateral-direito Yuri Ferraz foi escalado de forma irregular pelo Caxias. Segundo o regulamento da Série C, um jogador pode disputar no máximo três partidas por um clube antes de se transferir para outro time na mesma divisão.
No entanto, Yuri já havia atuado em quatro jogos pelo ABC antes de ser escalado pelo Caxias, o que configuraria infração.
Yuri Ferraz jogou quatro partidas pelo ABC, contra Ferroviária, Londrina, Athletic-MG e Ferroviário, mas um erro de arbitragem no duelo contra o Athletic-MG, em 5 de maio, não registrou sua participação na súmula.
O lateral entrou aos 36 minutos do segundo tempo, substituindo Lucas Sampaio, porém, seu nome foi omitido no documento oficial.
Caso o Caxias seja punido com a perda de pontos, o time, que terminou a primeira fase na 15ª posição com 21 pontos, seria rebaixado para a Série D.
Nesse cenário, o Sampaio Corrêa, que finalizou na 17ª colocação com 19 pontos, evitaria o rebaixamento.