BENEFÍCIO

STJ e TST aprovam pagamento de quinquênio para magistrados

Compartilhe
STJ Benefício
STJ e TST aprovam pagamento de quinquênio para magistrados; benefício cria um adicional de 5% do salário dos integrantes das Cortes a cada cinco anos.

BRASÍLIA, 27 de novembro de 2024 – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou, na terça (26), a reintegração da remuneração do Adicional por Tempo de Serviço (ATS), conhecido como “quinquênio”, aos ministros da Corte.

Na segunda (25), o Tribunal Superior do Trabalho também aprovou o pagamento do benefício, que cria um adicional de 5% do salário a cada cinco anos como valorização por tempo de exercício.

O quinquênio é direcionado a agentes públicos de carreiras jurídicas, como juízes, procuradores e defensores públicos.

Com a aprovação STJ e TST, os ministros, que tinham direito aos quinquênios até a extinção do benefício, em 2006, receberão agora os valores que deixaram de ser pagos.

No Supremo Tribunal Federal (STF), o tema também já foi debatido, mas o julgamento foi suspenso pelo decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, depois do pedido de vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso.

PEC do Quinquênio

Tramita no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede o ATS na remuneração de integrantes do Poder Judiciário. A proposta visa magistrados, procuradores e promotores da ativa e aposentados.

De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a chamada “PEC do Quinquênio” foi criticada por governistas.

O texto foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, posteriormente, encaminhado ao plenário da Casa Alta. No entanto, não chegou a ser votado.

Em abril, Pacheco afirmou que o avanço da proposta é condicionado à aprovação do projeto de lei (PL) que combate os supersalários do serviço público. A intenção é garantir “equilíbrio” e combater os “penduricalhos” de altas remunerações.

O presidente do Senado também anunciou que o texto foi retirado da agenda do plenário e que passaria por novas análises de impacto financeiro.

Compartilhe

Leia mais

Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)
Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)

Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão
Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão

PF Maranhão

MARANHÃO

PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no MA
PF Maranhão

MARANHÃO

PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.