OPERAÇÃO

STJ devolve bens apreendidos em investigação de corrupção

Compartilhe
STJ Operação
Ministro do STJ autoriza devolução de bens apreendidos. Decisão ocorre após fim da coleta de provas sobre suposto esquema de corrupção no TJMA.

MARANHÃO, 06 de março de 2025 – O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a devolução de bens apreendidos na Operação Dezoito Minutos, que investiga um suposto esquema de corrupção no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). A decisão do STJ ocorre após a conclusão do inquérito conduzido pela Polícia Federal (PF).

Foram restituídos celulares, computadores, joias e veículos apreendidos durante a investigação. O magistrado argumentou que, com o encerramento da coleta de provas, a retenção dos bens não se justifica. Ele ressaltou que o Código Penal assegura a devolução de itens quando não são mais úteis ao processo investigativo.

A Operação Dezoito Minutos apurou um esquema de liberação acelerada de alvarás para pagamento de honorários advocatícios de alto valor no TJ-MA. O nome da operação faz referência ao tempo entre a decisão judicial e o saque do valor.

Durante as diligências, foram bloqueados bens que somam mais de R$ 29 milhões, sendo a ordem inicial de bloqueio fixada em R$ 17 milhões.

Três desembargadores e dois juízes foram indiciados por supostas fraudes processuais em troca de propina. Entre os investigados estão os desembargadores Luiz Gonzaga Almeida Filho, Nelma Celeste Souza Silva Sarney, e Antônio Pacheco Guerreiro Junior. Dois magistrados de primeira instância também foram implicados.

Na decisão, o ministro Noronha destacou que medidas cautelares não podem se tornar “penas antecipadas” e devem estar vinculadas à finalidade processual. Ele frisou que a devolução não afeta a manutenção do bloqueio dos valores apreendidos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x