ESTADÃO
STF suspende censura a jornal por matérias envolvendo Juscelino
Por linharesjr.com.br • 11/12/2023
Compartilhe
Juscelino Estadão
O ministro Cristiano Zanin do Supremo Tribunal Federal destacou afronta à liberdade de expressão por censura contra o Estadão.

MARANHÃO, 11 de dezembro de 2023 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin decidiu pela suspensão da determinação da 8ª Vara Cível de São Luís, no Maranhão, que impôs censura ao jornal Estado de São Paulo.

A medida judicial, que exigia a retirada de reportagens e retratação, referia-se a publicações relacionadas ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Em seu despacho, Zanin enfatizou a ausência de razões legítimas na decisão da Justiça maranhense para proibir a divulgação das informações. O ministro destacou, em análise preliminar, que a restrição à liberdade de expressão viola princípios constitucionais e jurisprudência do STF.

Ele apontou a retirada das matérias do site do Estadão como uma clara obstrução ao trabalho investigativo da imprensa e um empecilho à transmissão de informações à opinião pública.

A determinação original da Justiça do Maranhão visava a remoção de reportagens específicas do Estadão sobre concessões de veículos de comunicação vinculadas ao ministro Juscelino.

O ministro Zanin, antes de uma análise definitiva, solicitou informações adicionais à Justiça maranhense.

Compartilhe
16/08/2023
CONSELHOS DE EMPRESAS PÚBLICAS
Lula loteia cargos em conselhos de estatais
07/08/2023
REPORTAGEM
Bolsonaro refuta Estadão sobre uso de PIX para gastos pessoais
11/06/2021
Lama Jornalística
Agência Estadão Verifica: prisão de esposa de Omar Aziz “está fora de contexto”

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda