ROTA DA PROPINA

STF retoma pauta e julgará deputados Josimar e Pastor Gil

Compartilhe
STF josimar
STF reinicia trabalhos após recesso e agenda julgamento de parlamentares acusados de desvio de emendas, com análise marcada para março na Primeira Turma.

BRASÍLIA, 02 de fevereiro de 2026 – O STF retomará as atividades nesta segunda (02), após o recesso do Judiciário, e colocará em pauta a ação penal que investiga supostos desvios de emendas parlamentares. O caso envolve deputados do PL e será analisado pela Primeira Turma do tribunal, em sessões previstas para março, em Brasília.

Três parlamentares já têm julgamento definido no STF para os dias 10 e 11 de março. Entre eles estão dois representantes do Maranhão, Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil, além do suplente Bosco Costa, de Sergipe. O processo trata de suspeitas relacionadas ao uso de recursos públicos destinados a emendas.

A Procuradoria-Geral da República solicitou a condenação dos deputados federais e apresentou denúncia por corrupção passiva e organização criminosa. Conforme a acusação, o grupo teria solicitado propina de R$ 1,6 milhão para viabilizar a liberação de R$ 6,6 milhões em emendas voltadas à saúde municipal.

Segundo a PGR, os valores teriam como destino o município de São José de Ribamar, no Maranhão. Dessa forma, o STF analisará se houve irregularidades na destinação dos recursos e se os parlamentares participaram diretamente das negociações apontadas na investigação formalizada pela Procuradoria.

O caso tem relatoria do ministro Cristiano Zanin. Além dele, integram a Primeira Turma do STF os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Flávio Dino, atual presidente do colegiado responsável por conduzir o julgamento dos deputados federais envolvidos na ação penal.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x