DECISÃO

STF restabelece compartilhamento de torres de telecom

Compartilhe
Decisão STF
Supremo Tribunal Federal (STF) decide restabelecer compartilhamento de torres de telecomunicações. Flávio Dino anulou revogação de lei sobre infraestrutura.

BRASÍLIA, 24 de setembro de 2024 – O ministro Flávio Dino, do STF, restabeleceu a obrigatoriedade de empresas de telecomunicação compartilharem torres de transmissão. A decisão ocorreu na ADI 7708, proposta pela Abrintel, após revogação pela Lei 14.173/2021.

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7708, proposta pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela anulação da revogação de uma norma que obrigava o compartilhamento de torres de telecomunicação.

A medida foi restabelecida após análise de que a alteração foi indevidamente incluída em um projeto de lei.

EMENDA JABUTI

O dispositivo da Lei 14.173/2021, que anulava a obrigação de compartilhamento prevista na Lei 11.934/2009, foi incluído por meio de uma emenda sem relação direta com o projeto original, que tratava de desoneração tributária para banda larga via satélite.

Essa prática, conhecida como “emenda jabuti”, foi considerada irregular por Dino, por desrespeitar o devido processo legislativo.

IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Além de apontar os vícios no processo de produção da lei, Flávio Dino destacou que o fim do compartilhamento de torres representava um retrocesso socioambiental, pois poderia gerar impactos urbanísticos e ambientais com a multiplicação de infraestruturas.

O ministro, então, suspendeu o dispositivo e restabeleceu o artigo 10 da Lei 11.934/2009.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x