MARANHÃO

STF inicia recesso sem decidir ações pendentes sobre o MA

Compartilhe
Ações Maranhão
Ações pendentes envolvem a escolha de conselheiro do TCE, critério de desempate na eleição da Alema e nomeações que vedam o nepotismo em entidades públicas.

BRASÍLIA, 20 de dezembro de 2024 – O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia seu recesso a partir desta sexta (20), sem ter julgado ações importantes relacionadas ao Maranhão. A última sessão plenária de 2024 foi realizada na manhã de quinta (19), encerrando o Ano Judiciário. Durante essa sessão, nenhum processo foi pautado.

Com o recesso, ficaram pendentes os julgamentos de questões como a escolha de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), conforme as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7603 e 7605, ajuizadas pelo Solidariedade e pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Também estão pendentes a definição do critério de desempate na eleição para a Assembleia Legislativa do Maranhão, no âmbito da ADI 7756, e a análise das nomeações que vedam o nepotismo em entidades públicas, tratadas na Reclamação (Rcl) 69.486.

Durante o recesso, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente, ministro Edson Fachin, farão revezamento, trabalhando em regime de plantão para resolver casos urgentes.

Conforme a Portaria GDG 218/2024, que estabelece as diretrizes para o funcionamento da Corte no final de 2024 e início de 2025, o STF estará fechado entre 20 de dezembro e 6 de janeiro. No entanto, medidas urgentes que envolvam risco imediato de direitos poderão ser apresentadas nesse período.

Além disso, os prazos processuais estarão suspensos de 20 de dezembro a 31 de janeiro de 2025, exceto para processos penais, conforme previsto no Código de Processo Penal.

SEM FÉRIAS NO RECESSO

Embora o Judiciário entre em recesso, seis ministros do STF decidiram continuar trabalhando. Entre eles está o ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos sobre fake news, ataques às instituições e tentativa de golpe de Estado. Ele informou que não tirará férias.

Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e André Mendonça também seguirão em atividade.

Já os ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia atuarão em processos específicos.

Compartilhe

Leia mais

AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale
AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale

Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares
Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares

Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas
Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.