PELO EM OVO

STF estende inquérito das “milícias digitais” mais uma vez

Compartilhe
Moraes STF
O ministro Alexandre de Moraes prorrogou o Inquérito 4874,que investiga as “milícias digitais antidemocráticas”, por mais 90 dias.

BRASÍLIA, 21 de setembro de 2023 – O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a prorrogação do Inquérito (INQ) 4874 por mais 90 dias, que investiga as atividades das chamadas “milícias digitais antidemocráticas”. Esta é a oitava prorrogação das investigações, considerando a necessidade de dar continuidade às diligências em curso.

O inquérito foi iniciado com base em indícios e provas da existência de uma organização criminosa atuante na esfera digital, com diversos núcleos de atuação, incluindo político, de produção de conteúdo, de publicação e de financiamento. O objetivo da organização seria ameaçar a democracia e o Estado Democrático de Direito.

A partir deste inquérito, outras três investigações foram desdobradas: uma relacionada à venda de presentes oficiais no exterior, como joias e relógios oferecidos pela Arábia Saudita; outra sobre a falsificação de registros de vacinação contra a Covid-19; e uma terceira envolvendo mensagens com teor golpista.

A delação premiada recentemente homologada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do presidente Bolsonaro, também está ligada ao inquérito das milícias digitais. A expectativa é que Cid forneça informações relevantes para as três frentes de investigação, especialmente sobre a suposta trama antidemocrática. No celular de Cid, a Polícia Federal encontrou mensagens contendo instruções detalhadas para um golpe de Estado, incluindo uma minuta de declaração de estado de sítio no país.

O tenente-coronel do Exército, que estava preso por quatro meses, prestou pelo menos três depoimentos à PF no último mês, colaborando com as investigações. Parte das diligências em curso que justificou a prorrogação do prazo do inquérito está relacionada às informações fornecidas por Cid. Seu acordo de delação foi fechado com a PF e homologado por Moraes em 9 de setembro, resultando em sua libertação.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x