BECO JURÍDICO

STF devolve ao TJMA processo contra ex-prefeito de Cururupu

Compartilhe
STF CURURUPU
Luís Roberto Barroso exigiu retorno dos autos por entender que o caso envolve tema com repercussão geral reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

MARANHÃO, 13 de agosto de 2025 – O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que um processo contra José Francisco Pestana, ex-prefeito de Cururupu, seja devolvido ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A medida considera que o caso trata de tema com repercussão geral reconhecida pela Corte.

O processo envolve condenações por desvio de verbas públicas, peculato, fraude à licitação e outros crimes. A ação chegou ao STF por meio de recurso extraordinário apresentado pelo ex-prefeito, que alegou violação de dispositivos do Decreto-Lei nº 201/1967, do Código Penal e do Código de Processo Penal.

Na petição, a defesa sustentou que, durante a instrução processual, ficou comprovado que Pestana não teria concorrido para a prática da infração penal investigada. Também figura como ré na ação a ex-secretária municipal de Saúde, Rita de Cássia Miranda Almeida.

Em decisão monocrática, o ministro Barroso destacou que a inadmissão do recurso extraordinário se fundamentou unicamente na aplicação de precedente firmado sob a sistemática da repercussão geral, razão pela qual determinou o retorno dos autos ao tribunal de origem.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x