DECISÃO

STF condena deputada Carla Zambelli a 10 anos

Compartilhe
Deputada Carla
Deputada e hacker foram punidos por inserir documentos falsos em órgãos públicos, incluindo um suposto mandado de prisão contra Alexandre de Moraes.

BRASÍLIA, 09 de maio de 2025 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta (9), condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão por envolvimento em invasões a sistemas do Poder Judiciário.

A parlamentar também perde o mandato, fica inelegível e deve pagar multa. O hacker Walter Delgatti Neto, autor material dos crimes, recebeu pena de 8 anos e 3 meses.

Alexandre de Moraes, relator do caso, afirmou que Zambelli agiu como “instigadora” e “mandante” das ações, que incluíram a inserção de documentos falsos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ministro classificou os atos como uma “afronta direta à dignidade da Justiça”. Cristiano Zanin e Flávio Dino concordaram com o entendimento, destacando a comprovação da materialidade e autoria dos crimes.

Os réus terão que pagar R$ 2 milhões por danos morais e coletivos. A denúncia, apresentada em maio de 2023 pela PGR, apontou 13 invasões a seis sistemas judiciais, com a inserção de 16 documentos falsos.

Entre eles, estava um suposto mandado de prisão contra Moraes, então presidente do TSE. Delgatti afirmou à PF ter recebido R$ 13 mil de Zambelli para fraudar urnas e inserir o documento, mas ela nega, alegando pagamento por serviços em seu site.

Em nota, a deputada Zambelli afirmou ser vítima de “perseguição política” e criticou a falta de provas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x