Rouba mais

SMTT esconde dados sobre “indústria das multas” em São Luís

Compartilhe
Escândalo no sistema de multas forçou secretaria a anular milhares de multas em 2016. Apesar da repercussão, máfia continua a todo vapor e números que poderiam evidenciar atuação de facção criminosa dentro da secretaria são escondidos.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT) está ocultando números sobre a chamada “indústria das multas” em São Luís. Os dados guardados a sete chaves pela secretaria dizem respeito ao quantitativo de multas aplicadas nos últimos anos, bem como o total de recursos arrecadados com as centenas de milhares de multas aplicadas e o volume de recursos impetrados e concedidos em benefício dos condutores.

Em 30 de junho deste ano, com base no artigo 11, parágrafo 5º da Lei Federal nº 12.527/2011, a chamada Lei de Acesso à Informação, o Blog do Linhares enviou à SMTT um ofício solicitando números e informações sobre as multas aplicadas nos últimos anos.

A investigação aconteceu após uma série de denúncias em relação ao rito sumário que a SMTT impõe aos motoristas multados (do qual o próprio tirular do blog foi vítima). A legislação exige que a secretaria notifique os motoristas em até 30 dias após a infração. Caso o procedimento não seja seguido e o prazo cumprido, a multa deveria ser considerada automaticamente inválida.

Acontece que a SMTT não cumpre os prazos e dá ao motorista multado a obrigação de provar que não recebeu a multa. A ausência de documentos e/ou recibos que comprovem o recebimento da multa, que deveria servir como defesa automática do motorista, se transformou em evidência contra ele.

Ou seja: a SMTT multa indiscriminadamente, não cumpre os procedimentos e a ausência da materialidade na notificação pela secretaria é desprezada pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

Em 2016 o sistema de roubo montado foi tão grosseiro que a SMTT foi obrigada a cancelar milhares de multas. Com as recentes denúncias chegadas ao blog, tudo indica que a estrutura criminosa foi apenas modificada para chamar menos a atenção.

Vale ressaltar que segundo a lei, os recursos colhidos com as multas devem, orbigatoriamente, ser empregados em melhorias do trânsito. Daí a gravidade da SMTT omitir de forma tão natural o total arrecadado com as multas.

Com a ascensão de Eduardo Braide ao cargo de prefeito, era esperado que a máfia das multas criadas pelo PDT ao longo dos anos na SMTT fosse desmantelada. Passados seis meses de sua posse, o que se observa é que a organização criminosa que assalta os motoristas da capital continua funcionando a todo vapor.

O Blog do Linhares irá comprar essa briga dos motoristas de São Luís. Não é possível que em pleno 2021 uma estrutura medieval de cobranças de impostos, ou melhor, de confisco de dinheiro alheio por autoridades, seja mantida dessa forma. A assessoria jurídica do blog deve entrar em ação e a SMTT vai ter que responder judicialmente porque está omitindo esses dados.

Compartilhe

Leia mais

Janja Tour

JANJA TOUR

Governo organiza viagem para Janja divulgar ações de Lula
Janja Tour

JANJA TOUR

Governo organiza viagem para Janja divulgar ações de Lula

Duarte Pré-candidato

PRÉ-CANDIDATO

Duarte anuncia que vai disputar Prefeitura de SLZ em 2028
Duarte Pré-candidato

PRÉ-CANDIDATO

Duarte anuncia que vai disputar Prefeitura de SLZ em 2028

CUT PT

EMISSORA SINDICALISTA

PT usa estatal para financiar estrutura de TV ligada à CUT
CUT PT

EMISSORA SINDICALISTA

PT usa estatal para financiar estrutura de TV ligada à CUT

Respostas de 5

  1. Bom dia nobre Linhares Jr.
    Li sua matéria e acho bem válido a questão da informação da arrecadação pelo SMTT.
    Mas venho informar o amigo que existe um equívoco na matéria sobre os 30 dias da notificação, isso é um mito, o que a lei diz é : CTB artigo 281 – A autoridade de trânsito, na esfera da competência estabelecida neste Código e dentro de sua circunscrição, julgará a consistência do auto de infração e aplicará a penalidade cabível.

    Parágrafo único. O auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente:

    I – se considerado inconsistente ou irregular;
    II – se, no prazo máximo de trinta dias, não for expedida a notificação da autuação.
    (Redação do inciso II dada pela Lei n. 9.602/98)

    Ou seja, os 30 dias é da expedição da autuação ( órgão atuador e correios ), não existe prazo legal para o condutor seja notificado em sua residência.

  2. Concorda-se plenamente, pois há uma aviltante e a afã maneira vil de ARRECADAR “tributos”, ou melhor, VENHA AO BOLSO, via “multa” aleatória. Há casos em que a prova, que cabe em quem acusa, diga-se pseudo multas, não SE CONSUBSTANCIA. Daí reside as motivações para falta de transparência, que se sugere FUNDO “FALSO”. Fez-se lembrar da Gestão “O NAZARENO” qdo na advertência(amarelo) já era multado. Resumindo: A INDUSTRIA DE MULTAS continua como “dantes na casa de abrantes”

  3. Esss bonito desse linhares pegou umas multas, recorreu e perdeu…
    Usa o blog pra fazer média!
    Paga tua multa meu lindo…

  4. Esss bonito desse linhares pegou umas multas, recorreu e perdeu…
    Usa o blog pra fazer média!
    Paga logo essas multas aí bebe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.