opções

REIVINDICAÇÕES

Setembro é marcado por greve e paralisações no Maranhão

Compartilhe
Greve Maranhão
Em protesto, funcionários do TCE, policiais civis e professores da Uema e Uema/Sul pedem reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

MARANHÃO, 22 de setembro de 2023 – O mês de setembro ainda não terminou e está sendo palco de uma série de eventos que evidenciam a insatisfação e as dificuldades enfrentadas por diferentes setores no estado do Maranhão.

Na área da segurança pública, os policiais civis realizaram nesta quarta (20), a primeira paralisação de advertência com medidas administrativas tomadas pelos delegados, sendo uma forma de protesto ao não atendimento da solicitação da categoria ao Governo do Estado. Entre elas estão o reajuste salarial e a estruturação para melhores condições de trabalho. Essa primeira paralisação, teve a duração de 24h. Não havendo resposta do Governo, a segunda paralisação será de 48h, nos dias 27 e 28 de setembro.

Quem também busca por melhorias, são os funcionários do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Em uma paralisação feita na manhã desta quarta (20), os servidores se reuniram com faixas e cartazes, para chamar a atenção do governo cobrando reajustes salariais e melhores condições de trabalho.

Além disso, a educação no Maranhão também está sofrendo com uma greve. Os professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uema Sul) estão em paralisação há vinte e nove dias. A categoria pede reajuste salarial de 50,28% e afirma que o salário está defasado há 10 anos. Dizem ainda que o governo retirou R$ 168 milhões do orçamento das universidades estaduais no primeiro semestre deste ano, ‘sucateando ainda mais as instituições’.

Por meio de nota, o Governo do Maranhão informou que mantém aberto o canal de diálogo com os docentes da UEMA e UEMASUL. Ao mesmo tempo, ressaltou que está realizando estudos sobre as carreiras dos servidores públicos estaduais. O objetivo é garantir a equidade e valorização das carreiras, levando em consideração os limites orçamentários.

Já o Tribunal de Contas do Maranhão (TCE), informou que o projeto de lei que dispõe sobre o reajuste de revisão anual dos servidores efetivos e comissionados foi aprovado por este órgão em 5 de julho deste ano. O Processo aguarda a votação e aprovação da ALEMA.

A Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (SEGEP), informou que realiza estudos técnicos das carreiras dos servidores públicos do Maranhão, inclusive da Polícia Civil, e que busca tanto garantir a equidade e valorização das carreiras, quanto respeitar os limites orçamentários.

Compartilhe

Leia mais

Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico
Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico

Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB
Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB

STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês
STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês

Uma resposta

  1. Brandão está conseguindo o impossível: superar o desastroso governo de Flávio Dino.
    Se o grupo poderoso de Sarney foi extirpado quase totalmente do cenário político maranhense, imagine esse grupinho totalitário que se instalou no poder nesta década.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.