
SÃO LUÍS, 19 de fevereiro de 2026 – O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) informou que a Prefeitura deve cerca de R$ 5 milhões às empresas do sistema, devido ao não repasse integral dos recursos municipais.
Segundo o SET, as empresas do transporte público ainda enfrentam dificuldades para honrar compromissos operacionais. A entidade afirma que o Município tem adotado estratégias, como descontos nos repasses, o que, por isso, impacta diretamente a sustentabilidade financeira do sistema urbano.
O sindicato informou que mantém esforços para apoiar as empresas que integram o transporte público da capital. Além disso, a entidade destacou que a situação financeira decorre da ausência de repasses integrais previstos, o que pressiona a operação do serviço e sua regularidade.
A divulgação da dívida volta a gerar preocupação entre os usuários do transporte público. No dia 7 deste mês, os ônibus do sistema urbano voltaram a circular após oito dias de paralisação, que interrompeu a mobilidade na cidade e afetou passageiros.
A retomada das atividades ocorreu após reunião com o Ministério Público do Maranhão, empresários do setor e a Prefeitura de São Luís. Na ocasião, houve garantia de pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores do sistema urbano.
O acordo firmado em 6 de fevereiro, na sede das Promotorias de Justiça do Consumidor, determinou o pagamento integral dos salários atrasados até o dia 10.







