MARANHÃO

Servidores são condenados por candidaturas de fachada no MA

Compartilhe
Servidores condenados
Servidores são condenados por candidaturas de fachada no Maranhão. TJ acata ação do MP e aplica sanções por afastamento irregular durante as eleições de 2020.

BURITICUPU, 27 de novembro de 2024 – A Justiça condenou os servidores Aldo Mendes de Paula e Maria Silma Bezerra Nunes por improbidade administrativa, após Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão. A decisão, proferida na última segunda (25), penaliza os servidores por candidaturas fictícias a vereador em 2020.

Conforme a ação, assinada pelo promotor Felipe Augusto Rotondo, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, os réus afastaram-se do trabalho entre agosto e novembro de 2020, recebendo salários sem realizar campanha.

Ambos registraram candidaturas, mas obtiveram apenas sete votos cada, sem demonstrar esforço em divulgar ou investir nas campanhas.

O juiz Flávio Fernandes Gurgel Pinheiro destacou na sentença que os réus não realizaram publicidade em redes sociais nem investiram nas candidaturas. Embora tenham alegado visitas a eleitores, o período coincidia com restrições impostas pela pandemia da Covid-19, como distanciamento social e suspensão de atividades.

Além disso, outras 10 pessoas em situação semelhante firmaram Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs) em 2022, ressarcindo três meses de salários e doando tablets à Secretaria Municipal de Educação como parte do acordo.

Os condenados deverão devolver os valores recebidos indevidamente e pagar multa equivalente. Também tiveram os direitos políticos suspensos por seis anos e estão proibidos, pelo mesmo período, de contratar com o Poder Público ou receber benefícios, ainda que por empresas das quais sejam sócios majoritários.

Compartilhe

Leia mais

Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023
Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023

Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)
Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)

Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão
Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.