MARANHÃO, 27 de maio de 2024 – Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão iniciaram uma paralisação de advertência nesta segunda (27), a partir das 8h30. A decisão foi tomada durante uma assembleia geral extraordinária realizada na quinta (24) pelo Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdetran/MA).
A paralisação, que abrange o Detran-Sede, Ciretrans, Postos Avançados e Vivas, tem como objetivo chamar a atenção para uma série de reivindicações que, segundo o sindicato, não foram atendidas pelo governo, apesar de quase dois anos de negociações.
Entre os principais pontos de reivindicação estão a extensão e equiparação da Gratificação de Atividade Técnica (GAT) e melhorias nas condições de trabalho.
Os servidores relatam diversos problemas, como falta de água potável, banheiros interditados e problemas com aparelhos de ar condicionado. Além disso, reclamam do congelamento salarial de R$ 1.400,00 há dez anos, situação que, segundo eles, os coloca em dificuldades financeiras.
Outras questões levantadas pelo sindicato incluem o não pagamento das progressões de carreira, a terceirização da vistoria veicular e contratos controversos, como o firmado com o escritório de advocacia Brissac & Fonteles.
Também são criticados o novo sistema digital de primeiro emplacamento e a vistoria obrigatória para veículos novos.
A paralisação visa não apenas a melhoria das condições de trabalho dos servidores, mas também a qualidade do serviço público oferecido à população.
O sindicato enfatiza que o movimento é uma tentativa de pressionar o governo a atender as demandas dos trabalhadores, garantindo melhores condições de trabalho e, consequentemente, um atendimento mais eficiente aos usuários do Detran-MA.
Uma resposta
Engraçado que o salário do governador dobrou, fora que tudo consumido por ele e família são custeados pelos cofres públicos.
Faltar água para beber é o fim do mundo.