MARANHÃO

PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no MA

Compartilhe
PF Maranhão
PF e o IBAMA deflagraram a Operação Fractal, atuando em áreas de exploração clandestina nos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo do Maranhão.

MARANHÃO, 11 de dezembro de 2024 – A Polícia Federal (PF) e o IBAMA deflagraram nesta quarta (11) a Operação Fractal, visando encerrar atividades ilegais de garimpo nos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo do Maranhão.

A operação concentra-se em áreas conhecidas como Garimpo do Cedral, Garimpo do Monte Árido e Garimpo do Pica Pau, situadas ao norte da Terra Indígena Alto Turiaçu, região severamente impactada pelo avanço do garimpo ilegal.

Durante a operação, agentes inutilizaram maquinários, motores e equipamentos usados na extração clandestina de ouro e em crimes ambientais. Muitos desses instrumentos estavam escondidos na vegetação, sendo localizados com o uso de drones de longo alcance e geotecnologia com imagens de alta resolução.

A destruição dos equipamentos segue o Decreto Federal n.º 6.514/2008, que permite a inutilização de instrumentos utilizados em infrações ambientais para prevenir riscos e novos usos indevidos.

Além disso, nos locais de lavra clandestina foram apreendidas armas de fogo, munições, e uma pessoa foi presa em flagrante por crime ambiental.

A operação contou com o apoio da Coordenação do Comando de Aviação Operacional, do grupo de Bombas e Explosivos da Polícia Federal (PF), do Centro Tático Aéreo (CTA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

As atividades ilegais identificadas configuram os crimes de usurpação mineral, conforme o artigo 2º da Lei 8.176/1991, e crime ambiental, segundo o artigo 55 da Lei 9.605/1998.

A operação recebeu o nome “Fractal” devido às formações geométricas das crateras observadas nas áreas de garimpo, que se assemelham a fractais quando vistas do alto.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x