MARANHÃO, 15 de janeiro de 2024 – Os servidores da rede estadual de educação no Maranhão reclama de três meses de atraso nos salários e benefícios. O problema gerou revolta e descontentamento entre os funcionários.
Uma copeira, representante dos funcionários da empresa R&P LTDA, que presta serviço para a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) em São José de Ribamar, destacou as dificuldades enfrentadas: “Estou com a energia cortada, pois não tenho dinheiro para pagar.”
As denúncias, provenientes de vários municípios maranhenses, destacam que os pagamentos referentes a outubro, novembro e dezembro, além do 13° salário e dos tickets de alimentação, estão pendentes.
A situação tem levado funcionários a buscar alternativas, como trabalhos extras, para enfrentar as despesas.
Uma funcionária de Itapecuru-Mirim relatou a sobrecarga emocional: “Não sei mais nem o que pensar. Isso já está mexendo com o meu psicológico. Não estou dormindo bem e estou com um começo de ansiedade.”
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) não se pronunciou sobre os atrasos, deixando servidores e a população em geral sem esclarecimentos. Na sexta (12), porteiros da Rede Estadual de Ensino já haviam denunciado dois meses de salários atrasados.
A Seduc informou na ocasião que notificou a empresa Martins e Reis LTDA, responsável pelos terceirizados, e que esta se comprometeu a pagar os salários atrasados até 30 de janeiro.