O governo sérvio decidiu reagir após a deportação do tenista número 1 do mundo da Austrália. Uma semana pós Novak Djokovic ser impedido de jogar o Austraian Open por recursar-se a tomar a vacina experimental contra Covid-19, os sérvios cancelaram as licenças da mineradora Rio Tinto.
A exploração de lítio na Sérvia fazia parte de um plano de negócios da empresa para tornar-se a maior fornecedora da matéria-prima para a produção de baterias da Europa. O projeto contava com investimentos na casa de US$ 1,4 bilhão. Após o anúncio do ato do governo sérvio, as ações das empresas despencarem 4,8%. após o anúncio marcar o fim definitivo do projeto de e qualquer esperança de que a Rio Tinto se tornasse o maior fornecedor de lítio da Europa em uma era de tecnologia de renováveis intensiva em lítio.
O lítio é vital para a criação de baterias. A perda da mina na Sérvia pela empresa representa um grande golpe para a ambição da Rio Tinto de entrar no top 10 produtores globais de lítio.
A decisão vem menos de uma semana depois que o governo australiano enfureceu a Sérvia ao perseguir, prender e deportar o tenista número um do mundo, Novak Djokovic. O campeão feito oposição ferrenha à Rio Tinto. Ele usa frequentemente sua conta no Instagram para criticar a empresa.
“Diante dos atuais protestos civis em toda a Sérvia que indicam a necessidade de uma abordagem séria e concreta para importantes questões ambientais, decidi abordar o público, convencido da grande importância desses temas para todos nós”, escreveu Djokovic.
Respostas de 7
Muito bom,
Isso é que é um país. Se.gisse aqui, os próprios brasileiros dariam apoio ao estrangeiro.
Agora no mundo não existe nada mais, só a política em cima da vacinação experimental.
O governo sérvio está de parabéns em proteger seus cidadãos.
O governo sérvio está de parabéns em proteger seus cidadãos.
parabéns governo Sérvio, orgulho de vcs. Sempre defendendo os interesses de seu povo. Um exemplo para o mundo e principalmente para o Brasil.
Opa, em fim uma reação!
Brasileiro como sempre falando mau do proprio País,e ainda quer que o Brasil lute por eles? Vai entender,hipocrisia
Quem lacra, não tem que lucrar!