POSSE

Seis indígenas assumem mandatos de vereador no Maranhão

Compartilhe
Indígenas Posse
Seis vereadores indígenas eleitos tomaram posse em câmaras municipais do Maranhão no início de janeiro. Os mandatos são válidos para o período de 2025 a 2028.

MARANHÃO, 9 de janeiro de 2025 – Seis vereadores indígenas, eleitos em outubro do ano passado, tomaram posse em câmaras municipais do Maranhão no início de janeiro. Os mandatos são válidos para o período de 2025 a 2028.

Ao todo, 67 candidatos indígenas participaram das eleições em 19 municípios do estado, sendo 65 postulantes ao cargo de vereador e dois a vice-prefeito. Esses candidatos receberam 14.788 votos, dos quais 12.895 foram destinados aos vereadores e 1.893 aos vices.

Entre os eleitos, estão Lamartine Araújo (PDT), em Jenipapo dos Vieiras, com 542 votos; Abimael Guajajara (PDT), em Itaipava do Grajaú, com 527 votos; e Tapo (Republicanos), em Amarante do Maranhão, com 710 votos.

Outros vereadores indígenas eleitos foram Awju Krikati (MDB), em Montes Altos, com 305 votos; Vladimir Rodiporo Canela (PP), em Fernando Falcão, com 216 votos; e Kassi Pompeu (MDB), em Barra do Corda, com 1.199 votos.

Entre os partidos, o MDB liderou em candidaturas indígenas no Maranhão, com 13 postulantes, dois dos quais eleitos. O PDT apresentou nove candidatos e também elegeu dois vereadores. Já o PP, com oito candidaturas, conquistou uma vaga, assim como o Republicanos, com quatro candidatos.

Outros partidos, como PT, PSB, PL, União Brasil, PCdoB, PSDB e Podemos, também lançaram candidaturas indígenas, mas não obtiveram êxito nas urnas.

Compartilhe

Leia mais

São Luís saneamento

SÃO LUÍS

SLZ na 19ª posição em ranking de saneamento entre capitais
São Luís saneamento

SÃO LUÍS

SLZ na 19ª posição em ranking de saneamento entre capitais

Homicídios SLZ
Em homicídios em 2025 já superam números do janeiro de 2024
Homicídios SLZ

Em homicídios em 2025 já superam números do janeiro de 2024

Crianças Maranhão

ESTUDO

MA entre estados com mais crianças privadas de direitos
Crianças Maranhão

ESTUDO

MA entre estados com mais crianças privadas de direitos

Uma resposta

  1. Trabalhei com eles todos, essa Kassi não é indígena, foi casada com um! Ela é liderança, mas não índia e é Lula doente! Faz de vários índios seus capachos! O krikati é bom! Esse Tapo também é problematico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.