BRASÍLIA, 26 de dezembro de 2023 – A partir do próximo ano, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, sob a gestão de Lula planeja uma destinação expressiva de R$ 195 milhões anuais em iniciativas de comunicação digital.
O edital, programado para ser divulgado nesta terça (26), busca selecionar quatro agências para se revezar nas campanhas publicitárias do governo federal nos próximos cinco anos.
Desde 2020, não houve contratos entre o governo federal e agências externas para a produção de conteúdo de comunicação digital. Neste ano, a agência digital Isobar encerrou suas atividades voltadas para contas públicas, encerrando sua colaboração com o Executivo.
Após um pregão eletrônico de seis meses, não houve mais envolvimento de agências externas na comunicação digital do Palácio do Planalto.
No governo de Lula, em 2023, o ex-deputado federal Paulo Pimenta assumiu o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social.
Sob sua liderança, a pasta destinou cerca de R$ 20 milhões para uma campanha contra fake news e o desenvolvimento da plataforma “Brasil contra Fake”.