DESERTO AVANÇA

Seca grave atinge quase 70% do território do Maranhão

Compartilhe
Seca monitor
Monitor oficial aponta intensificação da seca no Maranhão, que registra a condição mais severa desde o início de 2018, com impacto em 306 mil km².

MARANHÃO, 02 de dezembro de 2025 – A seca grave avançou sobre 69% do território do Maranhão entre setembro e outubro, conforme a última atualização do Monitor de Secas. Esse aumento representa a condição mais severa registrada no estado desde janeiro de 2018.

No total, o fenômeno de seca em diferentes intensidades atinge 92% da área maranhense, o equivalente a 306.819 quilômetros quadrados. O Maranhão ocupa a quinta posição nacional em área total afetada, atrás de Amazonas, Minas Gerais, Bahia e Goiás.

A intensificação da estiagem no período colocou o estado entre 15 unidades da Federação onde a severidade do fenômeno cresceu. Por outro lado, somente o Acre registrou abrandamento da seca, enquanto o Rio Grande do Sul viu o fenômeno desaparecer.

Em nível nacional, a área com seca aumentou de 57% para 59% do território, alcançando a maior extensão desde março deste ano.

A área com seca grave no Maranhão saltou de 58% para 69% em um mês, marcando o pior patamar em quase seis anos. Em janeiro de 2018, o estado chegou a ter 11% de seu território classificado com seca extrema, condição ainda mais severa.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x