
SÃO LUÍS, 9 de outubro de 2025 – A capital maranhense registrou a maior inflação entre as capitais do país em setembro, com o IPCA atingindo 1,02%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta quinta (9), mostrando que o índice em São Luís foi mais que o dobro da média nacional, de 0,48%.
O principal motivo para esse patamar foi o aumento de 27,30% na energia elétrica residencial, o maior observado em todas as regiões pesquisadas.
Esse salto na conta de luz ocorreu devido ao reajuste de 17,46% nas tarifas da Equatorial Maranhão, vigente desde 28 de agosto. Consequentemente, o grupo Habitação, que inclui o custo da energia elétrica, teve o maior impacto no índice geral, com uma alta de 9,37%.
Além disso, os grupos de Despesas pessoais e Saúde também registraram aumentos no período.
Por outro lado, o grupo Alimentação e bebidas apresentou queda de 1,06% no mês. Esse movimento ocorreu principalmente pela redução nos preços de itens como tubérculos, raízes e legumes. No entanto, bebidas e alguns itens industrializados, como carnes e peixes, tiveram alta de preços.
No ranking nacional da inflação em setembro, São Luís ficou à frente de capitais como Vitória e Goiânia. Salvador, por sua vez, registrou a menor variação. No acumulado do ano, o IPCA da capital maranhense soma 3,65%, enquanto em 12 meses o índice chega a 5,32%, acima da média do país.







