INFERNO TARIFÁRIO

São Luís tem a maior inflação do Brasil em setembro

Compartilhe
Inflação SLZ
Energia elétrica impulsiona maior inflação do país em São Luís. Reajuste tarifário de 17,46% na Equatorial Maranhão fez a conta de luz subir 27,3% em setembro, levando o IPCA local a 1,02%.

SÃO LUÍS, 9 de outubro de 2025 – A capital maranhense registrou a maior inflação entre as capitais do país em setembro, com o IPCA atingindo 1,02%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta quinta (9), mostrando que o índice em São Luís foi mais que o dobro da média nacional, de 0,48%.

O principal motivo para esse patamar foi o aumento de 27,30% na energia elétrica residencial, o maior observado em todas as regiões pesquisadas.

Esse salto na conta de luz ocorreu devido ao reajuste de 17,46% nas tarifas da Equatorial Maranhão, vigente desde 28 de agosto. Consequentemente, o grupo Habitação, que inclui o custo da energia elétrica, teve o maior impacto no índice geral, com uma alta de 9,37%.

Além disso, os grupos de Despesas pessoais e Saúde também registraram aumentos no período.

Por outro lado, o grupo Alimentação e bebidas apresentou queda de 1,06% no mês. Esse movimento ocorreu principalmente pela redução nos preços de itens como tubérculos, raízes e legumes. No entanto, bebidas e alguns itens industrializados, como carnes e peixes, tiveram alta de preços.

No ranking nacional da inflação em setembro, São Luís ficou à frente de capitais como Vitória e Goiânia. Salvador, por sua vez, registrou a menor variação. No acumulado do ano, o IPCA da capital maranhense soma 3,65%, enquanto em 12 meses o índice chega a 5,32%, acima da média do país.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x