SÃO LUÍS, 07 de setembro de 2023 – Em meio a um cenário adverso de crise financeira que afeta muitos entes federados no Brasil, a cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, se destaca por receber uma nota “A” do Tesouro Nacional. Essa classificação é um indicativo da saúde financeira da cidade em contraste com a situação financeira do estado.
Durante a votação do Projeto de Lei nº 091/2023, que abordava as diretrizes orçamentárias para 2024 (LDO 2024), o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) enfatizou que apenas 10% dos municípios brasileiros conseguem manter suas contas equilibradas e dentro dos limites fiscais.
O vereador destacou que São Luís é uma das cidades que faz parte desse grupo seleto de municípios com finanças em ordem. Ele atribuiu essa conquista ao equilíbrio fiscal e à independência financeira da capital maranhense.
Enquanto essa discussão acontecia na Câmara Municipal, dois eventos na cidade chamaram a atenção. Primeiro, o governador em exercício, Felipe Camarão (PT), emitiu um decreto estabelecendo a redução de despesas e um corte de 25% em contratos como resposta à crise financeira enfrentada pelo estado do Maranhão.
Em segundo lugar, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, realizou uma vistoria nas obras do Hospital Municipal Veterinário de São Luís, que é o primeiro a oferecer atendimento totalmente gratuito a animais. Essa vistoria, de certa forma, enviou uma mensagem indireta sobre os efeitos da crise financeira na relação entre a prefeitura e o governo estadual.
Além disso, os indicadores do Tesouro Nacional também chamam a atenção. São Luís recebeu uma nota “A”, enquanto o estado do Maranhão foi classificado com uma nota “C” em relação à capacidade de pagamento (CAPAG).