MARANHÃO, 27 de setembro de 2024 – A cidade de São Luís lidera o ranking de denúncias de irregularidades eleitorais no aplicativo “Pardal“, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 708 queixas registradas.
Os dados, divulgados nesta quinta (26), refletem os primeiros 41 dias da campanha eleitoral. Em segundo lugar está o município de João Lisboa, com 85 denúncias.
Conforme os números do TSE, a maioria das denúncias no estado do Maranhão é contra vereadores, totalizando 850 registros. Em seguida, aparecem os candidatos a prefeito com 492 denúncias, partidos com 217, e apenas cinco denúncias contra candidatos a vice-prefeito.
O uso inadequado de banners, cartazes e faixas lidera o ranking de irregularidades denunciadas no app Pardal, com 524 registros. Além disso, comícios, showmícios e propagandas em jornais e revistas também estão entre as principais queixas feitas pelos usuários do aplicativo.
O uso de adesivos, amplificadores de som e a propagação de informações pela internet também foram alvos de denúncias.
Entre outras infrações, destacam-se a confecção e distribuição de brindes, omissão de informações obrigatórias, e a veiculação de propagandas fora das normas estabelecidas para emissoras de rádio e TV.