
BRASIL, 22 de junho de 2026 — A ex-governadora do Maranhão e deputada federal licenciada Roseana Sarney (MDB) afirmou que ainda não decidiu se disputará uma vaga no Senado em 2026. Em entrevista ao portal Metrópoles, ela disse que a prioridade é concluir o tratamento contra o câncer de mama e recuperar a saúde antes de avaliar o cenário político.
Roseana faz tratamento desde agosto de 2025, após receber o diagnóstico de câncer de mama triplo negativo. Atualmente, ela alterna a rotina entre São Paulo, onde realiza sessões de quimioterapia, e o Maranhão. Segundo a ex-governadora, exames confirmaram que a doença estava em estágio mais avançado do que imaginava.
Durante a entrevista, Roseana relembrou que enfrentou um câncer pela segunda vez. A primeira ocorreu em 1998, quando passou por quatro cirurgias. Ela afirmou que a fé, a resiliência e a determinação foram fundamentais para enfrentar as duas fases da doença.
O nome da ex-governadora voltou a ser citado para a disputa ao Senado após mudanças no cenário político maranhense, incluindo o anúncio de aproximação do deputado federal André Fufuca (PP) com o grupo do pré-candidato ao governo Eduardo Braide (PSD). Mesmo assim, Roseana afirmou que considera cedo discutir eleições.
Segundo a ex-governadora, ela não pretende ocupar um cargo apenas pelo título. Por isso, disse que só avaliará uma candidatura caso tenha condições de trabalhar pelo estado. Licenciada da Câmara há mais de um ano, Roseana pretende concluir o tratamento antes de retornar ao Maranhão e analisar o cenário político.
Na entrevista, Roseana também relembrou a Operação Lunus, realizada em 2002, quando liderava pesquisas para a Presidência da República. Ela afirmou que hoje encara o episódio de forma diferente e disse acreditar que aquele momento “não era para acontecer”, evitando fazer avaliações sobre cenários hipotéticos.







