ESPERANÇA

Risco de contaminação do Rio Tocantins é mínimo

Compartilhe
Rio Tocantins
De acordo com a Sema, após o encerramento das buscas pelas vítimas, será aplicado um plano específico para retirada do material contaminante no Rio Tocantins.

ESTREITO, 26 de dezembro de 2024 – Os tanques dos três caminhões que caíram no Rio Tocantins, após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, transportando 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas, estão intactos, e o risco de vazamento e contaminação do meio ambiente é mínimo.

TANQUES SEGUEM INTACTOS, SEGUNDO MONITORAMENTO

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (26) pelo supervisor de Emergência Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Caco Graça.

“O pior cenário seria se a carga tivesse sido expelida durante a queda. Isso não aconteceu, os tanques estão intactos, a partir da visão do sonar da Marinha e, também, das equipes técnicas (da Sema), que identificaram isso”, afirmou o supervisor.

A ponte, localizada na BR-226, desabou na tarde do último domingo (22). Ela fazia a ligação entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Durante a retirada do material contaminante, é possível que uma pequena quantidade de produtos químicos tenha contato com a água, mas a probabilidade de sérios impactos ao meio ambiente é considerada baixa, segundo Caco Graça.

“Como já foi trazida a informação pela Agência Nacional de Águas, se toda a carga que está ali tivesse vazado no rio, ainda assim ela não daria prejuízo à vida humana em função da diluição. No ambiente local, você teria contaminação com alterações no pH e outros impactos que poderiam provocar a mortandade da biota. Por isso, recomendamos que as pessoas não se aproximem do local, mesmo com embarcações”, explicou.

Ainda segundo o supervisor, o local do acidente permanece estável e sem sinais de vazamento até o momento. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente realiza monitoramentos constantes do pH da água, que é o principal indicador de possíveis contaminações.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um parecer técnico na terça-feira (24), confirmando que a água do Rio Tocantins não apresenta sinais de contaminação. Após essa confirmação, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou a retomada imediata da captação de água para abastecimento da cidade de Imperatriz.

Após o período de buscas pelas vítimas ser encerrado, será aplicado um plano específico para a retirada do material contaminante. “Muito provavelmente será retirado o material antes dos caminhões. Esse processo é complexo e requer equipe técnica especializada, que já está no local. Toda essa articulação faz parte do plano de atendimento a emergências da Secretaria de Estado do Meio Ambiente”, explicou Caco Graça.

O supervisor também alertou a população sobre o contato com materiais encontrados nas proximidades do Rio Tocantins. Caso sejam identificados objetos, como bombonas de 20 litros contendo herbicidas, a orientação é comunicar às empresas que estão no posto de comando ou aos responsáveis para garantir a retirada do material sem riscos de contaminação.

Compartilhe

Leia mais

ESPERANÇA

Risco de contaminação do Rio Tocantins é mínimo

ESPERANÇA

Risco de contaminação do Rio Tocantins é mínimo

Emendas Aumento

AUMENTO

Deputados divergem sobre reajuste de emendas no Maranhão
Emendas Aumento

AUMENTO

Deputados divergem sobre reajuste de emendas no Maranhão

Ministério Investigação

INVESTIGAÇÃO

Ministério retoma caso de assédio arquivado na gestão Silvio
Ministério Investigação

INVESTIGAÇÃO

Ministério retoma caso de assédio arquivado na gestão Silvio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.