Menu

PESQUISA

Reprovação de Brandão chega a quase 50% em São Luís

Compartilhe
Brandão pesquisa
Pesquisa do Instituto Datailha revela que 48,2% dos eleitores desaprovam a gestão de Carlos Brandão, enquanto 45,7% a aprovam.

SÃO LUÍS, 22 de julho de 2024 – O Instituto Datailha entrevistou 1.000 eleitores de São Luís entre os dias 17 e 18 de julho de 2024 para avaliar a gestão do governador Carlos Brandão.

A pesquisa revelou que 48,2% dos entrevistados desaprovam a administração de Brandão, enquanto 45,7% a aprovam. Além disso, 6,1% não souberam ou não responderam.

Quando questionados sobre a comparação entre a gestão de Brandão e a de seu antecessor, Flávio Dino, 39,1% dos eleitores afirmaram que a situação do estado permaneceu igual. Outros 20,6% disseram que piorou muito, e 19,3% acreditam que melhorou um pouco.

Além disso, 11,7% dos eleitores disseram que a situação piorou um pouco, enquanto 7,3% afirmaram que melhorou muito. A margem de erro da pesquisa é de 3%, com um intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está sob o protocolo MA-05974/2024.

DENÚNCIA DE YGLÉSIO MOYSES

Na oportunidade, o deputado estadual Dr. Yglésio Moyses, pré-candidato do PRTB à prefeitura de São Luís, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral nesta segunda (22) para obter o registro completo da pesquisa do Instituto Datailha sobre a preferência dos eleitores na capital maranhense.

Os resultados divulgados pelo Datailha causaram polêmica ao reduzir drasticamente os índices de intenção de votos de três candidatos, incluindo o próprio Yglésio, em comparação com pesquisas anteriores.

Yglésio argumentou que os números consolidados desde o ano passado, repetidos por diversos institutos, não poderiam desaparecer repentinamente sem um fato novo.

A pesquisa do Datailha sugere que os números reduzidos de Yglésio, Fábio Câmara (PDT) e Wellington do Curso (Novo) inflaram os índices da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que não anunciou candidatura.

Em contrapartida, candidatos como Duarte Jr. e Eduardo Braide mantiveram seus índices intactos, gerando controvérsias e suspeitas de tentativa de influenciar o processo eleitoral.

Caso o TRE-MA puna o Instituto Datailha, este pode ser multado e até proibido de realizar novas pesquisas nas eleições deste ano.

Compartilhe

Leia mais

Atacarejo Estudo

ESTUDO

Pessoas com alta renda vão mais ao atacarejo do que pobres
Atacarejo Estudo

ESTUDO

Pessoas com alta renda vão mais ao atacarejo do que pobres

Propaganda eleições

PROPAGANDA ELEITORAL

MA registra mais de mil denúncias de propaganda em um mês
Propaganda eleições

PROPAGANDA ELEITORAL

MA registra mais de mil denúncias de propaganda em um mês

Candidaturas Brasil

ATENTADOS

Candidaturas diminuem em cidades afetadas pela violência política
Candidaturas Brasil

ATENTADOS

Candidaturas diminuem em cidades afetadas pela violência política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA