
TURILÂNDIA, 13 de fevereiro de 2026 – O interventor de Turilândia, defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo, declarou nesta quinta (12), em entrevista coletiva na sede da Defensoria Pública, que apresentará relatório circunstancial sobre a situação administrativa do município no prazo de 90 dias, conforme previsão da decisão que decretou a intervenção.
Durante a coletiva, ele afirmou que recebeu a indicação do governador Carlos Brandão com responsabilidade e destacou o compromisso com a seriedade, a transparência e a moralidade na condução dos atos administrativos no período de reorganização da gestão municipal em Turilândia.
Segundo o interventor, o relatório inicial da intervenção em Turilândia deverá detalhar a situação orçamentária, financeira, a execução de contratos e o funcionamento geral da administração municipal. Além disso, o documento servirá como base para diagnóstico das medidas necessárias à continuidade dos trabalhos.
Ele explicou que, a partir do levantamento técnico sobre a realidade encontrada na gestão, será possível definir ações concretas para garantir resultados administrativos. O relatório da intervenção em Turilândia orientará as decisões institucionais durante o período estabelecido pela medida judicial.
TRAJETÓRIA DO INTERVENTOR
Thiago Josino atua na Defensoria Pública do Maranhão há mais de 15 anos e possui especialização em Direito Público, com atuação consolidada nas áreas de direitos humanos e acesso à justiça. Ao longo da carreira, ele também coordenou a Central de Relacionamento com o Cidadão da instituição.
Atualmente, o interventor de Turilândia preside o Conselho Penitenciário do Maranhão, com assento pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Maranhão.
Cearense radicado no estado, ele também possui experiência em mediação de conflitos e gestão institucional.







