MARANHÃO, 9 de janeiro de 2025 – O processo de registro de chapas para a eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) será realizado nesta sexta (10), das 8h às 18h, na sede da entidade, localizada no bairro do Calhau, em São Luís.
De acordo com o edital do pleito, o registro das candidaturas deve ser feito exclusivamente nesse período, sem possibilidade de prorrogação. A eleição, com votação secreta, está marcada para a próxima quarta (15).
A diretoria da Famem será composta por 25 cargos, obrigatoriamente ocupados por prefeitos ou prefeitas reeleitos ou em primeiro mandato.
Roberto Rocha (MDB), prefeito eleito de Bacabal, desponta como favorito na disputa. O gestor vem conquistando apoio de prefeitos de diversas regiões do estado, contando ainda com o respaldo do Palácio dos Leões, que tem atuado para repetir o cenário de 2023, quando Ivo Rezende (PSB), então prefeito de São Mateus, foi eleito por aclamação.
Por outro lado, o prefeito reeleito de Peritoró, Dr. Júnior, está sendo incentivado por lideranças políticas ligadas ao grupo dinista a lançar candidatura como forma de oposição a Rocha.
O vice-governador Felipe Camarão (PT) teria se reunido com Dr. Júnior nesta semana, sugerindo que ele abdique da disputa e componha com o grupo de Roberto Rocha. A proposta busca pacificar a base governista, com vistas às eleições de 2026.
Dr. Júnior ainda não confirmou se participará da eleição da Famem.