SÃO LUÍS, 22 de maio de 2024 – Nas últimas semanas, a remoção de veículos em São Luís, tem se intensificado, impulsionando a arrecadação por multas. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) tem removido carros de áreas movimentadas como a Avenida Litorânea, Alto do Calhau e o Centro.
Moradores da cidade denunciaram que, em alguns casos, os veículos estavam sendo removidos de locais onde não havia sinalização clara proibindo o estacionamento, como em partes do Centro.
No Alto do Calhau, a remoção de veículos estacionados contrasta com a permanência de carros abandonados, que, segundo os residentes, estão no local há mais de dois anos sem intervenção da SMTT. Os moradores relatam que já acionaram a SMTT diversas vezes para a remoção de veículos abandonados, mas sem sucesso.
A percepção é que a prefeitura prioriza a remoção de veículos estacionados irregularmente, cujo resgate pelos proprietários garante o pagamento das taxas ao município.
Ou seja, os donos dos veículos precisam pagar para recuperar seus carros do pátio da SMTT, enquanto veículos abandonados, cujos proprietários provavelmente não pagariam essas taxas, permanecem nas ruas.