MEIO AMBIENTE
Queimadas se alastram em terras indígenas no Maranhão
Por linharesjr.com.br • 17/08/2023
Compartilhe
Queimadas Maranhão
Desde o início do ano até a quarta (16), foram registrados 6.438 focos de incêndio no estado, sendo 343 apenas nas últimas 24 horas.

MARANHÃO, 17 de agosto de 2023 – As queimadas que têm assolado o Parque Estadual do Mirador estão se alastrando e atingindo as terras indígenas Canela e Porquinhos, localizadas no município de Fernando Falcão, de acordo com informações divulgadas pelo Ibama.

Na última sexta (11), equipes da Força Nacional foram deslocadas para o Maranhão com o intuito de auxiliar no combate aos incêndios florestais que vêm ocorrendo nas áreas indígenas próximas ao Parque Estadual do Mirador, situado na região Sul do estado.

Segundo Flávia Alves, superintendente do Ibama, duas frentes de combate estão atuando na área abrangida pelo Parque Estadual do Mirador. Ela explicou que a Brigada do Corpo de Bombeiros está direcionando esforços para extinguir focos dentro do próprio parque, contando com 35 brigadistas. Ao mesmo tempo, a Força Nacional, coordenada pelo Ibama, está operando na região onde ocorre sobreposição entre o parque e as terras indígenas Canela e Porquinhos.

“Já foram combatidos várias frentes de fogo e, inclusive, na área de sobreposição entre o Parque Estadual do Mirador e as áreas das terras indígenas Porquinhos e Canela. Desde ontem notamos uma expansão do fogo nas terras indígenas Porquinhos e estamos enviando, além de reforços, com a Brigada Indígena Porquinhos e a Brigada Especializada de Grajaú, que serão divididos em dois grupos, ambos compostos por brigadistas do prev fogo e brigadistas das Forças Nacionais para uma atuação ainda mais a Norte dentro da terra indígena Porquinhos.”

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Maranhão caiu para a terceira posição no ranking de estados com maior número de focos de incêndio, ficando atrás de Mato Grosso e Pará. Desde o início do ano até a quarta (16), foram registrados 6.438 focos de incêndio no estado, sendo 343 apenas nas últimas 24 horas.

Compartilhe
30/04/2024
IMUNIZAÇÃO
Vacina contra a gripe estará disponível nos terminais de São Luís
30/04/2024
PARTIDO LIBERAL
No Maranhão, PL de Bolsonaro é o partido com mais prefeituras
30/04/2024
DESONERAÇÃO
Liminar do STF pode impactar empresas a partir de maio

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda