MANIFESTAÇÃO

Quebradeiras de coco protestam em SLZ por atraso e cortes

Compartilhe
Quebradeiras manifestação
Manifestação ocorreu na sede da Conab em São Luís; quebradeiras de coco reivindicaram pagamento atrasado e criticaram redução de recursos para programa em 2024.

SÃO LUÍS, 17 de dezembro de 2024 – Mais de 40 quebradeiras de coco realizaram um protesto nesta segunda (16) na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em São Luís. As manifestantes exigem o pagamento de R$ 56 mil referente à comercialização do babaçu nos municípios de Viana, Cajari, Pedro do Rosário, Penalva e Matinha, na Baixada Maranhense.

As trabalhadoras afirmam que o valor, referente ao ano de 2023, ainda não foi repassado pela Conab.

O pagamento deveria ter sido feito por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio), programa que define preços mínimos para produtos extrativistas e auxilia na conservação dos biomas brasileiros.

Segundo as manifestantes, 286 quebradeiras de coco da região não receberam a subvenção esperada, o que gerou insatisfação e levou ao protesto.

CRÍTICAS AO CORTE DE RECURSOS

Outro ponto destacado no protesto foi o corte de recursos da PGPMBio para o ano de 2024, que afetará cerca de 450 trabalhadoras da Baixada Maranhense. De acordo com a quilombola Maria Natividade, a redução compromete a renda das famílias. “Estamos lutando pela subvenção. Enquanto não resolverem, não vamos sair daqui”, afirmou.

Uma das manifestantes reforçou a gravidade da situação: “A nossa reivindicação é para que disponibilizem os recursos da PGPMBio. Não há uma resposta ou explicação. A gente não aguenta mais. Para nós, a subvenção é uma garantia de renda.”

DIÁLOGO COM AUTORIDADES

Na manhã do protesto, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Conab conversaram com as manifestantes. No entanto, segundo as quebradeiras de coco, as respostas foram insatisfatórias, e elas decidiram permanecer ocupando o local até que suas demandas sejam atendidas.

Em nota, a Conab informou que busca alternativas com o MDA para recompor o orçamento do programa. A companhia destacou que “o governo federal tem enfrentado pressões, sobretudo do setor financeiro, para a adoção de medidas de austeridade fiscal, o que resultou em um segundo contingenciamento orçamentário neste ano”.

Compartilhe

Leia mais

São Luís saneamento

SÃO LUÍS

SLZ na 19ª posição em ranking de saneamento entre capitais
São Luís saneamento

SÃO LUÍS

SLZ na 19ª posição em ranking de saneamento entre capitais

Homicídios SLZ
Em homicídios em 2025 já superam números do janeiro de 2024
Homicídios SLZ

Em homicídios em 2025 já superam números do janeiro de 2024

Crianças Maranhão

ESTUDO

MA entre estados com mais crianças privadas de direitos
Crianças Maranhão

ESTUDO

MA entre estados com mais crianças privadas de direitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.