BRASIL, 04 de dezembro de 2024 – Uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 4 em cada 10 brasileiros que compram on-line admitem que já fizeram isso por impulso e se arrependeram depois.
De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira (RSB) – Hábitos de Consumo pela Internet, divulgada nesta quarta (4), o percentual de pessoas que fazem compras on-line sem pensar e se lamentam posteriormente chega a 45% entre os mais jovens e a 43% entre aqueles com maior escolaridade e maior renda.
O levantamento revelou que nem todo tipo de produto é comprado on-line pelos brasileiros. Os resultados mostram um consumo on-line focado em bens como roupas, eletrônicos, calçados e bolsas. A internet é menos relevante para a compra de produtos como alimentos e bebidas, produtos para animais e itens de papelaria.
E também revelou o perfil dos compradores. O hábito de comprar pela internet é fortemente relacionado com a idade dos entrevistados: 77% daqueles que têm entre 16 e 24 anos já compraram, percentual que cai para 54% entre aqueles que têm entre 45 e 59 anos e para 27% entre aqueles com 60 anos ou mais.
A escolaridade dos entrevistados também é um fator determinante no hábito de compras pela internet: enquanto apenas 17% do grupo de analfabetos ou que sabem apenas ler e escrever e 31% daqueles com ensino fundamental realizaram compras pela internet pelo menos uma vez, esse percentual sobe para 69% entre aqueles que têm ensino médio e para 89% entre aqueles que têm ensino superior.
Similarmente, a renda está fortemente relacionada com o hábito de comprar pela internet: 88% daqueles de renda familiar de mais de cinco salários mínimos já realizaram compras pela internet, percentual que cai para: 68% para as famílias que ganham entre dois e cinco salários mínimos; 48% entre as famílias que ganham entre um e dois salários mínimos; e 38% entre as famílias que ganham até um salário mínimo.