
SÃO LUÍS, 23 de maio de 2024 – O endividamento em São Luís atingiu, em maio, o maior nível da série histórica desde outubro de 2022.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), 74,4% das famílias ludovicenses possuem algum tipo de dívida, o que corresponde a 227.379 famílias.
A pesquisa indica uma tendência crescente no uso do crédito na capital maranhense desde agosto de 2023, quando o índice de endividamento era de 71,8% das famílias.
Entre os fatores que incentivaram esse aumento estão as recentes reduções na taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central, refletindo em juros mais baixos nas diversas modalidades de crédito oferecidas pelas instituições financeiras.
Consequentemente, o nível de endividamento das famílias em São Luís cresceu 0,4% de abril para maio e 2,2% em comparação ao mesmo período do ano passado.
“O aumento do uso do crédito estimula a economia e eleva o número de transações comerciais. Além disso, estamos vivendo um momento mais favorável com a redução dos custos dos juros, o que tem contribuído para uma maior demanda por crédito entre as famílias”, analisa o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.