MARANHÃO, 06 de setembro de 2023 – A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Maranhão (Renadi/MA) apresentaram, na quinta (5), o Observatório dos Índices de Violência Contra a Pessoa Idosa no Maranhão.
O canal virtual tem o propósito de observar e monitorar os índices de violência contra idosos no estado e foi lançado em um evento comemorativo ao Dia de Valorização da Pessoa Idosa.
O evento foi conduzido pelo defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, e marcou a celebração dos 20 anos do Estatuto do Idoso, além do Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.
O Observatório, apresentado pelo presidente do Conselho dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), Glécio Silva, estará disponível no site da DPE e servirá como um canal de monitoramento e análise dos dados relacionados à violência contra idosos. Esses dados serão usados para subsidiar políticas públicas que visam combater a violência e criar estratégias de enfrentamento.
Em 2022, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI) registrou 936 denúncias de violência contra idosos. Nos primeiros oito meses de 2023, já foram registrados quase 600 casos. O CIAPVI também ofereceu quase 6 mil atendimentos, incluindo encaminhamentos, apoio psicossocial, orientações e palestras.
A coordenadora do CIAPVI, Isabel Lopizic, destacou a importância do Estatuto do Idoso, que completa 20 anos, mas também enfatizou a necessidade contínua de melhorias para garantir o bem-estar dos idosos.