CREDIBILIDADE

Quase 50% dos brasileiros avaliam STF negativamente

Compartilhe
Desempenho da Corte é considerado “bom” ou “ótimo” por 24% dos brasileiros, variação de 4 p.p. para cima desde março.

Pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de junho mostra que o trabalho dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) é avaliado como “ruim” ou “péssimo” por 41% dos entrevistados.  Os que consideram o desempenho da Corte “regular” são 33%, enquanto 24% avaliam o Supremo como “bom” ou “ótimo”. 

A taxa dos que aprovam o trabalho do Supremo oscilou acima da margem de erro de 2 pontos percentuais. No levantamento realizado de 27 a 29 de março, era de 20%.

No comparativo com a Câmara (12%) e o Senado (9%), o STF mantém a melhor avaliação positiva entre os Poderes desde o final de março de 2021, quando a pergunta sobre o trabalho do Congresso Nacional foi feita pela 1ª vez pelo PoderData.

A pior avaliação do Supremo foi registrada na rodada de 29 a 31 de março de 2021, mesmo mês em que o ministro Edson Fachin determinou a anulação de todas as decisões tomadas pela 13ª Vara de Curitiba nas ações penais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, o desempenho do STF foi considerado “ruim” ou “péssimo” para 42% e “bom” ou “ótimo” para 16%. 

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 19 a 21 de junho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07003/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Compartilhe

Leia mais

Moraes STF

MORAES

Decisão do STF sobre nepotismo no MA ganha destaque nacional
Moraes STF

MORAES

Decisão do STF sobre nepotismo no MA ganha destaque nacional

câmara projeto de lei

PROJETO DE LEI

Câmara aprova castração química e cadastro de pedófilos
câmara projeto de lei

PROJETO DE LEI

Câmara aprova castração química e cadastro de pedófilos

Senado jabutis

JABUTIS

Senado aprova relatório de Weverton que eleva conta de luz
Senado jabutis

JABUTIS

Senado aprova relatório de Weverton que eleva conta de luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.