BRASIL, 30 de agosto de 2024 – Entre os filiados do MDB, 49 candidatos precisam de apenas um voto para serem eleitos prefeitos nas eleições de 2024, por concorrerem em municípios onde não há oponentes. Esses candidatos são os únicos na disputa nas cidades onde residem oficialmente.
Além do MDB, outros 16 partidos possuem postulantes na mesma situação. O PSD ocupa a segunda posição com 35 políticos sem concorrência, seguido pelo PP com 28, União Brasil com 23, PL com 16 e Republicanos com 13.
Já PT, PSB e Podemos têm oito candidatos em situações semelhantes. PDT, Avante, Cidadania, Agir, Mobiliza, PRD e Rede também figuram, mas com números menores.
MUNICÍPIOS COM CANDIDATOS ÚNICOS
No Brasil, 212 municípios possuem apenas um candidato na corrida pela prefeitura. Borá, em São Paulo, é o menor deles, onde o prefeito Luiz Carlos Rodrigues (Podemos) busca a reeleição.
Quase 90% desses municípios têm mais eleitores registrados do que moradores, segundo o IBGE e a Justiça Eleitoral. Batatais, também em São Paulo, é o maior município nessa situação, com cerca de 60 mil moradores, e Juninho Gaspar (PP) caminhando para a reeleição.
A Região Sudeste lidera com 68 candidatos a prefeito sem oposição, seguida pelo Sul com 48, Nordeste com 37, Centro-Oeste com 30, e Norte com 29.