COLIGAÇÃO

PT pode revisar federação com PCdoB e PV em 2026

Compartilhe
PT federação
Humberto Costa, presidente interino do Partido dos Trabalhadores até julho, disse que o PT perdeu mais do que ganhou com a federação.

BRASIL, 10 de março de 2025 – O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente interino do partido até julho, defendeu a revisão da federação entre PT, PCdoB e PV. Ele argumenta que o atual modelo prejudicou os petistas na distribuição de vagas no Legislativo e precisa ser reavaliado.

Em entrevista ao Metrópoles, Costa afirmou que o PT perdeu mais do que ganhou com a federação. Segundo ele, embora PCdoB e PV tenham relevância política, a estrutura atual fez com que os petistas deixassem de conquistar cadeiras importantes no Congresso.

“Acho que a federação foi um espaço onde o PT mais perdeu que ganhou. Estamos federados com partidos com importância política, mas se ela se mantém, precisamos rediscutir os princípios e estatutos. O PT, que é quem mais constrói cauda para eleger parlamentares, terminou por deixar de ganhar alguns mandatos importantes”, declarou.

Ele destacou que a federação impacta diretamente na chamada “cauda” eleitoral. Esse mecanismo permite que partidos com maior votação elejam mais deputados, mesmo que alguns candidatos tenham poucos votos individuais. Na prática, legendas menores podem garantir cadeiras graças ao desempenho das maiores dentro da federação.

Uma possível solução, segundo Costa, seria alterar o estatuto da federação para garantir um peso diferenciado aos partidos na distribuição de vagas. Ele defende que, caso isso não ocorra, a manutenção da federação pode deixar de ser vantajosa para o PT.

A federação entre PT, PCdoB e PV foi oficializada em 2022, antes da eleição presidencial. O modelo exige que os partidos atuem de forma unificada por quatro anos, sem possibilidade de rompimento.

Agora, com o novo cenário político, Costa sugere que o acordo seja reavaliado para 2026.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x