ANTIDEMOCRÁTICOS

PSOL emite nota golpista de apoio a terrorismo no Peru

Compartilhe
Após tentativa de golpe frustrada de golpe, terroristas aliados do ex-presidente Pedro Castillo desencadearam onda ataques antidemocráticos que resultaram na morte de mais de 50 pessoas.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) decidiu divulgar nota de apoio à onda de ataques terroristas orquestrados por partidários do ex-presidente golpista do Peru, Pedro Castillo. Na nota, o partido condena as reações democráticas do governo contra as tentativas de reestabelecer o poder de Castillo após ele ter sido destituído pelas instituições democráticas após tentativa frustrada de golpe.

Pedro Castillo foi destituído do cargo em dezembro de 2022 após anunciar que iria acabar com o Congresso, dissolver o Poder Judiciário e iniciar um regime de exceção em que governaria por decretos. Todos os demais poderes se uniram em uma grande frente em defesa da democracia que resultou na deposição do golpista. Judiciário, Legislativo, Iniciativa Privada, Ministério Público, Exército e Igreja apoiaram a deposição.

Após a reação democrática, foi iniciada uma série de tentativas de libertar o golpista e instituir o governo de exeção. Além da recondução de Castillo ao cargo, os golpistas apoiados pelo PSOL exigem a dissolução da Suprema Corte e do Congresso Nacional do país. Apesar de ocultar o caráter golpista da extinção das instituições democráticas, o PSOL deixa claro que apoia os ataques terroristas. Chamando de “populares” os terroristas que espalham o caos e a destruição no Peru.

“O PSOL também apoia as reivindicações populares de eleições gerais para a presidência e o Congresso em 2023 e a abertura de um processo para eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte. O povo peruano merece solidariedade e apoio!”, diz a nota.

A onda de violência antidemocrática já resultou na morte de mais de 50 pessoas e deixou um rastro de 300 feridos.

Compartilhe

Leia mais

Codó Cassação

CASSAÇÃO

Câmara Municipal de Codó cassa mandato de Zé Francisco
Codó Cassação

CASSAÇÃO

Câmara Municipal de Codó cassa mandato de Zé Francisco

Acidentes Maranhão

MARANHÃO

Sete pessoas morrem e 13 ficam feridas em acidentes no MA
Acidentes Maranhão

MARANHÃO

Sete pessoas morrem e 13 ficam feridas em acidentes no MA

Água protesto

CIDADE OPERÁRIA

Moradores protestam contra aumento nas contas de água
Água protesto

CIDADE OPERÁRIA

Moradores protestam contra aumento nas contas de água

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.