MARANHÃO

Projeto de lei suspende empréstimos rurais por 3 anos no MA

Compartilhe
Empréstimos Maranhão
Projeto de Lei (PL) que propõe a suspensão, por três anos, do pagamento de empréstimos rurais nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

BRASÍLIA, 19 de setembro de 2024 – A Câmara dos Deputados recebeu nesta quinta (19) o Projeto de Lei (PL) que propõe a suspensão, por três anos, do pagamento de empréstimos rurais nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A medida abrange diversos programas de crédito voltados ao setor agropecuário.

O PL prevê a suspensão dos pagamentos de empréstimos concedidos por programas como o Moderinfra, Inovagro, Prodecoop, Pronaf, Pronamp, Procap-Agro, BNDES-Agro e BB Investe Agro, além de financiamentos de custeio pecuário.

Os pagamentos deverão ser retomados 12 meses após o término da suspensão, divididos em três parcelas anuais.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a produção de grãos na Bahia deve registrar uma queda de mais de 6% em 2024.

O fenômeno climático El Niño, que provoca aquecimento anormal no Oceano Pacífico, afeta também Maranhão, Tocantins, Piauí e todo o Nordeste, contribuindo para a redução na produção agrícola.

O deputado Leo Prates (PDT-BA), autor da proposta, destacou que os produtores desses estados enfrentarão dificuldades financeiras neste ano, gerando preocupação sobre a capacidade de quitação de financiamentos dos programas de crédito rural.

A proposta será analisada nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para ser transformada em lei, o texto precisará ser aprovado na Câmara e no Senado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x