Maranhão, 12 de maio de 2023 – O deputado estadual Carlos Lula (PSB) propôs um Projeto de Lei voltado às mães solteiras em situação de vulnerabilidade social e seus dependentes no acesso às políticas públicas estaduais.
O projeto do parlamentar visa garantir a ampliação da oferta de vagas em cursos ou aperfeiçoamento profissional às mulheres que criam seus filhos sozinhas. Inclusive, caso seja aprovado, o PL vai viabilizar atendimento prioritário aos filhos destas mulheres no preenchimento de vagas para alunos da rede pública estadual. A medida visa proporcionar disponibilidade da mãe solteira, em situação de pobreza, para inserção no mercado de trabalho.
“Vivemos em uma sociedade machista, numa sociedade onde ser mulher é mais difícil do que ser homem. E ser mãe é ainda mais difícil. Que a gente consiga desenvolver políticas públicas que efetivamente possam melhorar essa condição e trazer mais igualdade social. Que a realidade das mães solteiras do Brasil e do Maranhão possam melhorar, pois ser mãe não pode ser um fardo, ser mãe não pode ser uma responsabilidade apenas das mulheres”, enfatizou Carlos Lula.
A iniciativa do parlamentar é fundamentada em números do IBGE, cujo órgão aponta que a monoparentalidade feminina atinge 12 milhões de mulheres no Brasil, sendo que mais de 64% vivem abaixo da linha da pobreza.