Menu

RESTRIÇÕES

Proibições eleitorais começam a valer a partir deste sábado (6)

Compartilhe
Eleições 2024
Com a aproximação das Eleições Municipais 2024, diversas proibições entram em vigor para candidatos e servidores públicos.

BRASIL, 06 de julho de 2024 – A partir deste sábado (6), faltando apenas três meses para o 1º turno das Eleições Municipais 2024, entram em vigor várias proibições para candidatos, especialmente aqueles que ocupam cargos públicos. A maioria dessas restrições está prevista na Lei nº 9.504/1997.

Nesta data, órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta poderão ceder funcionários à Justiça Eleitoral de forma motivada, quando solicitado pelos tribunais eleitorais.

Esse prazo se estende até 6 de janeiro de 2025 para unidades da Federação com apenas 1º turno e até 27 de janeiro para aquelas com 2º turno.

A partir de hoje, ficam proibidas várias ações:

CONTRATAÇÃO DE SHOWS ARTÍSTICOS

Não será permitida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos para inaugurações de obras ou divulgação de serviços públicos (Lei nº 9.504/1997, art. 75).

PRESENÇA EM INAUGURAÇÕES

Candidatos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas (Lei nº 9.504/1997, art. 77).

VEICULAÇÃO DE NOMES, SLOGANS E SÍMBOLOS

Sites, canais e outros meios de informação oficial não podem conter elementos que identifiquem autoridades ou governos em disputa eleitoral (art. 48-A da Lei Complementar nº 101/2000; arts. 8º e 10 da Lei nº 12.527/2011; §2º do art. 29 da Lei nº 14.129/2021).

TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS

Servidores e agentes públicos são proibidos de transferir recursos da União para Estados e Municípios, exceto em situações de emergência, calamidade pública ou com obrigação formal preexistente (Lei nº 9.504/1997, art. 73, VI).

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E PRONUNCIAMENTOS EM RÁDIO E TV

Fica vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e TV fora do horário eleitoral gratuito, salvo em caso de urgência aprovada pela Justiça Eleitoral. Também é proibida a publicidade institucional de atos e programas públicos, exceto em grave necessidade pública (Lei nº 9.504/1997, art. 73, VI).

NOMEAÇÃO OU EXONERAÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO

Até a posse dos eleitos, está proibida a nomeação, contratação, remoção, transferência ou exoneração de servidores públicos, exceto para cargos comissionados e funções de confiança. Concursos públicos homologados até 6 de julho poderão nomear aprovados (Lei nº 9.504/1997, art. 73, V).

Compartilhe

Leia mais

Depoimento STJD

ESCLARECIMENTOS

Presidente do Caxias-RS depõe no STJD sobre caso Yuri Ferraz
Depoimento STJD

ESCLARECIMENTOS

Presidente do Caxias-RS depõe no STJD sobre caso Yuri Ferraz

Greve Paralisação

PARALISAÇÃO

Bancários mantêm greve por tempo indeterminado no Maranhão
Greve Paralisação

PARALISAÇÃO

Bancários mantêm greve por tempo indeterminado no Maranhão

Caema condenados

CONDENADOS

SLZ e Caema são obrigados a fornecer esgoto e água potável
Caema condenados

CONDENADOS

SLZ e Caema são obrigados a fornecer esgoto e água potável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA