
MARANHÃO, 12 de janeiro de 2026 – O procurador-geral de Justiça do Maranhão, Danilo de Castro, nomeou o procurador Haroldo Paiva de Brito como o novo chefe do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
O anúncio foi feito nesta segunda (12), por meio de uma nota oficial, um dia após a saída coletiva de dez promotores que integravam a cúpula do órgão. Haroldo Paiva também assumirá o comando da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI).
O novo coordenador possui extensa experiência, tendo sido diretor das Promotorias de Justiça de São Luís por seis mandatos consecutivos.
A exoneração coletiva dos dez promotores ocorreu no domingo (11), em reação a um parecer da Procuradoria-Geral favorável à soltura de investigados presos na Operação Tântalo II, em Turilândia. Portanto, a nomeação de um novo comando visa assegurar a continuidade das operações do Grupo de Atuação Especial.
O procurador-geral Danilo de Castro afirmou que a mudança busca garantir estabilidade e liderança experiente para as investigações em curso.







