
MARANHÃO, 24 de setembro de 2025 – O capitão da Polícia Militar do Maranhão, Rômulo Almeida Ribeiro, subcomandante do 10º Batalhão e estudante de medicina da UFMA, foi preso na segunda (22), em Pinheiro. Ele foi flagrado ao conduzir um Volkswagen Polo branco sem placas e com restrição de roubo. O veículo já havia sido apreendido em operação anterior.
Após ser conduzido à Delegacia Regional de Pinheiro, o oficial fugiu durante os trâmites legais. Com a ação, além da utilização irregular do automóvel, incorreu no crime de abandono de posto, previsto no Código Penal Militar.
A operação que resultou no flagrante foi coordenada pelo Comando de Policiamento do Interior, a partir de denúncias anônimas sobre uso indevido de veículos apreendidos na Baixada Maranhense. Uma equipe do BOPE, enviada de São Luís, constatou que o capitão circulava com o carro sem autorização legal.
Em nota, a Polícia Militar do Maranhão declarou não compactuar com práticas ilícitas cometidas por seus integrantes. Após ser ouvido na delegacia, o oficial não foi autuado naquele momento por se tratar de crime militar e conseguiu escapar.
Na manhã de terça (23), o capitão se apresentou ao comando da PM em São Luís. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de peculato e abandono de posto. O militar permanecerá custodiado no quartel da corporação, à disposição da Justiça. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apuração completa do caso.







