ARTICULAÇÃO CAPENGA

Presidente Lula tem pior desempenho no Congresso desde 1988

Compartilhe
Lula Congresso
Lula tem pior desempenho no Congresso. Presidente conseguiu transformar em lei apenas 62 das 239 matérias enviadas entre 2023 e outubro de 2025, um total de 25%

MARANHÃO, 13 de outubro de 2025 – Em seu terceiro mandato, o presidente Lula tem o pior aproveitamento no Congresso desde a redemocratização do país, em 1988. O chefe do Executivo conseguiu transformar em lei apenas 62 das 239 matérias enviadas entre 2023 e outubro de 2025 — um total de 25%.

No primeiro mandato, Lula transformou em lei 77% das matérias encaminhadas ao Congresso; no segundo, o percentual foi de 69%. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro teve 182 medidas aprovadas, com um aproveitamento de 49%.

Os dados são do Estado de S. Paulo, que considerou o envio de projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar e medidas provisórias pelo governo ao Congresso.

Além de Bolsonaro, a média de aprovação dos ocupantes do Planalto após o segundo mandato de Lula também foi elevada. Dilma Rousseff obteve índices de 69% e 65% em seus dois mandatos, respectivamente, e Michel Temer alcançou 53%. A terceira gestão de Lula é a única com média inferior à de José Sarney, que registrou 46% entre 1988 e 1989.

A mais recente derrota de Lula no Congresso, com a derrubada da MP 1.303 — apelidada de “MP Taxa Tudo” —, evidencia a dificuldade do governo em aprovar suas pautas. Enviada ao Legislativo em junho de 2025, a medida era considerada pela equipe econômica essencial para garantir as metas fiscais de 2026.

A MP buscava compensar perdas de arrecadação com a suspensão do aumento do IOF, mas foi mantida mesmo após o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar a alta do imposto. No último dia de validade da medida, os deputados decidiram retirá-la da pauta, o que fez com que suas proposições perdessem efeito.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x