CRIME POLÍTICO

Presidenciável da direita morre após atentado na Colômbia

Compartilhe
direita político
Morreu nesta segunda (11), aos 39 anos, o senador colombiano Miguel Uribe Turbay, pré-candidato da direita à presidência nas eleições de 2026.

COLÔMBIA, 11 de agosto de 2025 – Morreu nesta segunda (11), aos 39 anos, o senador colombiano Miguel Uribe Turbay, pré-candidato da direita à presidência nas eleições de 2026. Ele estava internado em estado crítico desde 7 de junho, quando foi baleado na cabeça durante um ato de campanha em Bogotá.

Uribe, advogado e membro do partido de oposição Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, era pré-candidato da direita e considerado um dos favoritos na corrida presidencial. Apesar do sobrenome em comum, não tinha parentesco com o ex-chefe de Estado.

O ataque ocorreu enquanto ele discursava em um evento de rua na capital. Segundo as autoridades, o parlamentar foi atingido por três disparos — dois na cabeça e um na coxa esquerda. O principal acusado é um adolescente de 15 anos, apreendido no local com uma arma de fogo. O governo colombiano afirma que ele não teria agido sozinho e ofereceu recompensa de mais de US$ 70 mil por informações que levem aos demais envolvidos.

Nascido em Bogotá em 1986, Miguel Uribe Turbay era neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala e filho da jornalista Diana Turbay, sequestrada e morta pelo Cartel de Medellín em 1991, quando ele tinha apenas cinco anos. Criado pelo pai e pela avó, construiu carreira política desde os 26 anos, quando foi eleito vereador da capital pelo Partido Liberal Colombiano.

Entre 2016 e 2019, foi secretário de Governo de Bogotá, indicado pelo então prefeito Enrique Peñalosa. Em 2018, recebeu da organização internacional One Young World o título de um dos dez jovens políticos mais influentes do mundo.

Em 2019, disputou a prefeitura de Bogotá pelo movimento independente “Avancemos”, mas não foi eleito. No Senado desde 2022, foi o candidato mais votado do país, com 226.922 votos.

Após o atentado, Uribe foi levado à Fundação Santa Fé de Bogotá, onde passou por cirurgia neurológica e vascular. Apesar dos esforços médicos, não resistiu.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x